DANÇA NO CONTEXTO: CULTURA CORPORAL, INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO ENSINO PÚBLICO DE VOTUPORANGA-SP

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Bozza da COSTA
Jéssica Cristina FIORI
Denise Ferraz Lima VERONEZI

Resumo

O trabalho buscou relatar sobre os impactos da dança no ambiente escolar por meio do saber humano na qualidade de manifestação artística, e área de conhecimento portadora de conteúdos educacionais. Pensar sobre a dança leva a refletir a respeito do corpo sobre os prismas da arte e da ciência como um saber humano tão necessário ao aprendizado e a formação do cidadão quanto às disciplinas das ciências exatas, línguas e outras. Assim, norteou-se da questão: Como a dança pode estar sendo inserida nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II do Ensino Público de Votuporanga-SP? Como objetivo, verificou-se como o conteúdo “Dança” está sendo contextualizado nas aulas de Educação Física, identificando as dificuldades de se incluir no trabalho escolar e apontando a importância da dança, enquanto parte da cultura corporal a ser inserida no Ensino Fundamental II. O trabalho foi embasado numa pesquisa bibliográfica e logo uma pesquisa de campo de caráter exploratório. O público alvo da pesquisa foram alunos e professores do Ensino Fundamental II de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na zona urbana do município de Votuporanga, por meio de questionário com questões fechadas pertinentes ao tema em questão. Diante dos resultados, pôde-se observar que discutir a questão da dança enquanto conteúdo da Educação Física Escolar torna-se essencial, já que a dança em si é uma forma riquíssima de aprendizagem, oferecendo aos alunos não somente uma bagagem cultural, mas também, um desenvolvimento integral. A dança como conteúdo de ensino, além de transmitir cultura aos alunos, também concede ensinamentos para a vida, podendo mudar a sua forma de ver o mundo e evidenciando o valor de cada indivíduo por intermédio da arte corporal. A Educação Física lida com o movimento, e a dança é a arte do movimento.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS