PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA: A ATUAÇÃO NO RESGATE DAS BRINCADEIRAS CULTURAIS

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Ana Carolina Gonçalves da SILVA
Laiane Ferreira Alves de ALMEIDA
Mariana Veroneze FERNANDES
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

Ao analisar o comportamento das crianças no dia-a-dia, se torna possível perceber que, na era da informatização, elas passam cada dia mais tempo na frente do computador e da televisão, socializando-se menos tempo com outras crianças. Mas na era da internet e dos videogames, pouco interesse sobra para o resgate de brincadeiras culturais e o estímulo pelas mesmas se torna imprescindível, e parte dele se dá nas aulas de educação física. Considerando a importância do lúdico, o presente estudo surgiu para proporcionar aos alunos uma vivência de das atividades culturais que ainda não conhecem ou pouco vivenciam. Visto que além de trazer elementos de cultura, auxiliam na aquisição de vocabulário verbal/corporal e na compreensão de regras, permitindo a criança uma maior interação e inúmeras oportunidades de se expressar com o próximo. Dessa forma, elaborou-se um projeto no “EMEI Alberto Ferreira Lopes”, na cidade de Votuporanga, com a participação da comunidade. Os objetivos específicos foram possibilitar a integração das crianças, promoverem a valorização de atividades lúdicas (conhecendo uma nova maneira de brincar), estabelecendo relações de respeito e cooperação. Também houve o estímulo a criatividade, a coordenação motora, a imaginação, a percepção visual, auditiva e tátil e a concentração. A partir de uma pesquisa com os pais e avós sobre as brincadeiras e brinquedos da época, possibilitou aos alunos a oportunidade de se envolverem com o que foi relatado pelos familiares. A avaliação foi realizada individualmente, por meio da participação, interação e motivação dos alunos, observada durante as aulas. Fica evidente, portanto, a importância de valorizar e praticar o resgate cultural com as crianças, dando-lhes tempo, espaço e oportunidade para brincar, o trabalho com atividades lúdicas nas primeiras fases do desenvolvimento da criança possibilita uma melhora no desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 143-158, 2005.

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