OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES DO HANDEBOL APLICADAS PELO PROJETO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Handebol é um esporte rico em movimentos, reunindo três básicos: correr, saltar e lançar e tem como característica principal a velocidade e a combinação de gestos motores. O indivíduo terá facilidade em jogar handebol quando dominar com naturalidade os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo. O desenvolvimento fisiológico e psíquico da criança assim como seus interesses difere do adulto. Aprender a vivência dos elementos fundamentais para a prática do handebol, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito. A modalidade esportiva oferece diversos benefícios para o desenvolvimento motor da criança, entre eles, manifestações de expressão do movimento, desenvolvimento psicoafetivo e sociomotor, também melhora o repertorio motor, aprimora a coordenação
motora, já que durante o jogo utiliza-se de movimentos do dia a dia como andar, correr, saltar, mudanças de direção e conseqüentemente, o dispêndio energético pode chegar até 750 calorias, se realizar a prática em alta intensidade. Aprende-se a tomar decisões rápidas e objetivas. Com base nas abordagens aplicadas junto aos alunos atendidos do Pibid subprojeto Educação Física, é possível concluir que as práticas dos fundamentos desta modalidade podem beneficiar os alunos em diversos seguimentos, seja eles fisiológicos e motores, bem como pisco sociais e cognitivos. A proposta do subprojeto é
introduzir o esporte no ensino fundamental não só nas turmas de treinamento, mas também nas aulas de Educação Física, espera-se com esta proposta, favorecer os alunos na compreensão e desenvolvimento de todas as habilidades propostas referentes ao handebol.
Detalhes do artigo
Referências
DINIZ, Ilca Maria Saldanha; LOPES, Adair da Silva; DUMMEL, Carmem; BECK, Cristina; RIEGER, Tatiane. crescimento físico e adiposidade corporal de escolares.
Revista Brasileira de Cineantropometria& Desempenho Humano.v. 8, n. 2, p. 32-38, 2006.
ROCHA, Paulo Eduardo Carnaval Pereira da.Medidas e avaliação em ciências do esporte. Rio de Janeiro: SPRINT Editora, 2000.
DE ROSE JUNIOR, Dante. Modalidades Esportivas Coletivas. 2ªEd. Rio de
Janeiro.SPRINT, 2005.