A PARTICIPAÇÃO DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL ATRAVÉS DA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS E CULTURAIS.

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Bozza da COSTA
Vitória Gabriela RAPASSI
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

No presente projeto desenvolvido na E.E. Professora Uzenir Coelho Zeitune, através dos campos históricos e sociais do séc. XIX pretendeu-se estudar a sociedade, a cultura, a linguagem e os comportamentos, para tentar desvendar este universo tão instigante, que implicou fatos históricos, sociais e artísticos importantes para humanidade e que tem sua ressonância até os dias de hoje. Teve assim, como objetivo, atrair o aluno para a literatura e artes em geral, por meio do entrelaçamento dos diferentes tipos de linguagens, pois a cultura como parte nuclear de obras literárias, se fixa e adere tudo e a todos na sua esfera, colorindo-se em tonalidades distintas e apresentando-se como o modo de vida social, histórico e político, a parte do comportamento humano que, proveniente dos meios exterior material, intelectual e histórico, faz dos indivíduos o que eles se tornam, cujas ações se perpetuam nesta cultura. Para atingir o objetivo proposto, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, foram separados em grupos de estudos e pesquisas como: Música e Dança, Pintura e Escultura, Culinária, Fatos Históricos, Moda, Teatro, Poesia e com auxílio dos Bolsistas do Sub-projeto PIBID Educação Física foram realizados os ensaios para a apresentação final. Como resultado os discentes realizaram seminários e se apresentaram no evento de encerramento Sarau: “Cabaret Literário – Séc. XIX”. Acredita-se que assim, a imagem deturpada da cultura em si, que muitos jovens possuem, foi transformada e que uma nova visão pôde ser incutida em seus espíritos, além de, poderem ter a oportunidade de aprimorarem as competências como a colaboração e a liderança compartilhada, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e seus engajamentos na vida cidadã, enriquecendo seu repertório cultural.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

ÂNGELO,F. N. P. A Educação e a diversidade cultural. Cadernos de Educação Escolar Indígena. 3° grau indígenas. Barra dos Burgres: Unemat, v.1, n.1, 2002. Disponível em :

<http://indigena.unemat.br/publicacoes/cadernos1/004_FranciscaNovantinoDeAngelo_AEducacaoEADiversidadeCultural.pdf> Acesso em : 2/11/2014.

CARRASCO, H.R.;SILVA, R. W.C. Princípios e Aplicabilidade no ambiente escolar da Teoria Pós-crítica da Educação Física: Estudos Culturais, 2010.

COLETIVOS DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).