A PARTICIPAÇÃO DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL ATRAVÉS DA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS E CULTURAIS.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente projeto desenvolvido na E.E. Professora Uzenir Coelho Zeitune, através dos campos históricos e sociais do séc. XIX pretendeu-se estudar a sociedade, a cultura, a linguagem e os comportamentos, para tentar desvendar este universo tão instigante, que implicou fatos históricos, sociais e artísticos importantes para humanidade e que tem sua ressonância até os dias de hoje. Teve assim, como objetivo, atrair o aluno para a literatura e artes em geral, por meio do entrelaçamento dos diferentes tipos de linguagens, pois a cultura como parte nuclear de obras literárias, se fixa e adere tudo e a todos na sua esfera, colorindo-se em tonalidades distintas e apresentando-se como o modo de vida social, histórico e político, a parte do comportamento humano que, proveniente dos meios exterior material, intelectual e histórico, faz dos indivíduos o que eles se tornam, cujas ações se perpetuam nesta cultura. Para atingir o objetivo proposto, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, foram separados em grupos de estudos e pesquisas como: Música e Dança, Pintura e Escultura, Culinária, Fatos Históricos, Moda, Teatro, Poesia e com auxílio dos Bolsistas do Sub-projeto PIBID Educação Física foram realizados os ensaios para a apresentação final. Como resultado os discentes realizaram seminários e se apresentaram no evento de encerramento Sarau: “Cabaret Literário – Séc. XIX”. Acredita-se que assim, a imagem deturpada da cultura em si, que muitos jovens possuem, foi transformada e que uma nova visão pôde ser incutida em seus espíritos, além de, poderem ter a oportunidade de aprimorarem as competências como a colaboração e a liderança compartilhada, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e seus engajamentos na vida cidadã, enriquecendo seu repertório cultural.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
ÂNGELO,F. N. P. A Educação e a diversidade cultural. Cadernos de Educação Escolar Indígena. 3° grau indígenas. Barra dos Burgres: Unemat, v.1, n.1, 2002. Disponível em :
<http://indigena.unemat.br/publicacoes/cadernos1/004_FranciscaNovantinoDeAngelo_AEducacaoEADiversidadeCultural.pdf> Acesso em : 2/11/2014.
CARRASCO, H.R.;SILVA, R. W.C. Princípios e Aplicabilidade no ambiente escolar da Teoria Pós-crítica da Educação Física: Estudos Culturais, 2010.
COLETIVOS DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).