A PARTICIPAÇÃO DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA APLICAÇÃO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Michelle Alves PEREIRA
Vitor Mateus de SOUZA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação, e a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Através de jogos cooperativos, a criança desenvolve a socialização, que está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem que se inicia desde o nascimento, passando por todas as fases da vida. O presente relato visa mostrar a importância de trabalhar os jogos cooperativos com as crianças desde os primeiros anos escolares, principalmente no Ensino Fundamental I, pois nesta fase, a criança aprende a pensar, a sentir e a estabelecer uma relação social no mundo em que vive. Os jogos cooperativos foram desenvolvidos em 100 escolares, de uma escola do município de Votuporanga/SP, atendidos pelo Projeto Pibid. Durante a vivência de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, como futpar, para quedas e outros, tendo como ênfase os aspectos educativos (trabalho em equipe) e afetivo-sociais, foi possível verificar que as mesmas desenvolveram a socialização; pois construíram um espírito de solidariedade, ou seja, se tornaram mais sociais; além de se tornarem mais críticas, passaram a conhecer a sua própria realidade, aprenderam a conviver, e a respeitarem as pessoas que estão em sua volta; criando suas próprias ideias, reflexões, opiniões e seus pensamentos. A escola sendo um local eleito pela sociedade para instruir o sujeito, e prepará-lo para integrar-se a sociedade, e que foi se institucionalizando devido às necessidades desta, cabe neste momento questionar quais seriam os conteúdos de ensino que preparam o indivíduo para interagir e atuar na sociedade de forma consciente e autônoma.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 2 ed. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1999.

MOREIRA, Evandro Carlos. Educação Física Escolar: Desafios e Propostas. 2 ed. Jundiaí: Fontoura, 2006.