PROJETO ESCOLAR TRABALHO/CONSUMO E MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Renan Criado LOURENÇO
Carlos Kennedy SANTOS
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

Atualmente a mídia possui uma influência significativa no estilo de vida dos adolescentes, onde o consumo se encontra em evidência, e estes procuram cada vez mais estar atualizados na busca por produtos de marcas e objetos eletrônicos de última geração. Assim, o objetivo do presente relato foi mostrar para os alunos a origem de roupas de grife e dos aparelhos eletrônicos, com intuito de modificar a visão destes para torná-los críticos e cidadãos responsáveis e conscientes. Para tanto as aulas foram aplicadas em uma escola estadual do município de Votuporanga/SP, com 40 alunos do Ensino Fundamental II. No Projeto Escolar foram trabalhados com base nos temas transversais, o Trabalho/Consumo e Meio Ambiente. Foram realizadas várias atividades no decorrer do semestre, tanto aulas práticas como teóricas. Utilizou-se de recursos tecnológicos como sala de computação, onde os alunos realizaram pesquisas, e assistiram o vídeo “Origem das Coisas”, gerando um debate com diversos assuntos: como são produzidos os produtos importados pelo Brasil, a exploração da mão de obra infantil, trabalho desumano realizados em inúmeras fábricas estrangeiras, como esses produtos chegam até nós, quais são os órgãos que mais se beneficiam disso, e suas consequências ao meio ambiente. Nas aulas práticas foram realizadas atividades com intuito da conscientização, onde foram feitas caminhadas pelo município de Votuporanga, na qual eram observadas as condições dos bueiros e limpeza das ruas. Também foi realizado uma visita ao “Eco tudo” (reciclagem de lixo) para verificar como as pessoas fazem o descarte correto. Os alunos fizeram uma reflexão sobre as suas atitudes do consumo exagerado influenciado pela mídia, e suas ações como cidadãos em relação à preservação do ambiente.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS