A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA (UNIFEV).

Conteúdo do artigo principal

José Augusto OLIVEIRA
Renan César CAMASSUTTI
Danilo ASSIS
Anderson Bençal INDALECIO
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

O projeto Pibid tem como finalidade auxiliar e aprimorar a formação de futuros docentes, dando lhes suporte e vivencias práticas no âmbito escolar, fazendo com que o discente venha a ter uma formação diferenciada e qualificando para o mercado de trabalho. Para a formação de um professor é preciso de uma infra-estrutura significativa para que assim o discente possa ter subsídios para uma base profissional de experiências adquiridos e em conjunto com os estágios obrigatórios. O Pibid proporciona um desafio para viabilizar uma forma de democratizar o saber que se produz na escola, tanto pelos educandos com pelos educadores, o bolsista deve buscar formas alternativas para o melhor entendimento do alunado em questão, ajudando o professor supervisor atuante no ensino a encontrar caminhos mais simples para o melhor entendimento dos alunos. Essa prática tem como principal finalidade melhorar a formação do professor, e assim favorecer nos avanços do ensino básico. Com base nas atividades dirigidas neste subprojeto, é possível avaliar e afirmar que o mesmo promove melhoras significativas na formação docente, objetivado a melhora do ensino básico em todo o país, entretanto recomenda-se que mais estudos exploratórios sejam aplicados em torno do projeto, para que assim seja possível definir e quantificar os pontos positivos e negativos que mesmo ainda possui, visando melhorar ainda mais a qualidade da formação desses professores.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

CARRASCO, H.R.;SILVA, R. W.C. Princípios e Aplicabilidade no ambiente escolar da Teoria Pós-crítica da Educação Física: Estudos Culturais,2010.

COLETIVOS DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 143-158, 2005.