INCLUSÃO DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDA PELO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

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Deisi DORETO
Marília MARTINEZ
Anny Caroliny SANTOS
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A capoeira foi trazida ao Brasil pelos escravos. Sendo ela conhecida como capoeira angola (movimentos lentos), e mais recentemente conhecida como regional (mistura de mais tipos de lutas e com movimentos rápidos). Acapoeira é um esporte rico de cultura de movimento corporal, caracterizada por uma mistura de dança e luta, que se encaixa perfeitamente nas exigências da Educação Física escolar, fazendo uma integração com outras disciplinas, facilitando assim a aprendizagem. O objetivo do presente relato foi demonstrar a importância da capoeira desenvolvida de forma lúdica na Educação Infantil. Para tanto as aulas foram realizadas em uma escola do município de Votuporanga/SP, onde as atividades foram aplicadas em quatro turmas de aproximadamente 25 crianças cada, com faixa etária de 4 a 5 anos. Durante as atividades, num primeiro momento as crianças foram organizadas na quadra em formação de roda. Foi apresentado a história da capoeira para as crianças por meio de músicas, na qual foram sendo inseridos os movimentos da capoeira. Na sequência, utilizou-se animais de referência para facilitar o entendimento dos movimentos passados as crianças. Realizou-se uma brincadeira chamada pega-pega da capoeira, onde uma criança seria o pegador, e esta ao tocar em outra, a mesma deveria ficar abaixada, e para que o seu amiguinho a salvasse, ele deveria girar a perna por cima da criança abaixada, como forma de vivenciar um dos golpes utilizados na capoeira. Todas as atividades aplicadas foram baseadas na capoeira e de forma lúdica, portanto as mesmas colaboram no desenvolvimento da coordenação motora, flexibilidade, agilidade, resistência, destreza e expressão corporal, capacidades estas essenciais para o desenvolvimento pleno da criança.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS