COORDENAÇÃO MOTORA APLICADA NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Juliana CATO
Genomar LEANDRO
Barbara SEQUINI
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

Nosso cérebro envia informações às mais diferentes partes do nosso corpo, e a capacidade que o mesmo tem de assimilar os movimentos, é chamada de coordenação motora. Esta pode ser dividida em dois tipos: Coordenação motora fina, que faz uso de pequenos músculos, como das mãos e dos pés, como por exemplo, ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, onde a criança realiza movimentos mais precisos, delicados e desenvolve habilidades que acompanharão por toda vida; e coordenação motora grossa que faz uso de grandes músculos para desenvolver habilidades na realização das mais diferentes atividades esportivas. O presente relato teve por objetivo demonstrar a importância de trabalhar atividades que desenvolvam a coordenação motora de escolares do Ensino Fundamental I, já que esta habilidade é de grande importância para o desenvolvimento dos escolares. As atividades foram realizadas em uma escola municipal de Votuporanga/SP. Durante o semestre letivo, 98 alunos com faixa etária entre 8 a 10 anos, participaram das atividades durante as aulas de Educação Física. Foram desenvolvidas atividades que envolvessem coordenação motora grossa, trabalhando habilidades como correr, saltar, chutar, driblar, que podem ser aprimoradas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Em contrapartida a coordenação motora fina foi desenvolvida por meio de atividades que envolviam a sincronia entre membros inferiores e materiais utilizados nas atividades. Sendo assim, a aquisição de um grande número de habilidades motoras ocorre no dia-a-dia da criança, principalmente no ambiente escolar. Dessa forma a criança responde aos mais variados estímulos e cabe ao professor, nas primeiras séries, aperfeiçoar a motricidade global da criança.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS