OSMOSE: O USO DO OVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DA PARFOR.

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Amanda Biasi RODRIGUES
Juliana VIEIRA
João Vicente ESCREMIN

Resumo

Atualmente, as aulas experimentais transmitem ao aluno o conteúdo de forma motivadora e investigativa. O uso de recursos alternativos, como materias domésticos, que são fáceis de serem adquiridos, permite uma visualização da prática e a assimilação do conteúdo, contibuindo para o processo ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo do trabalho é a elaboração de um kit de materiais caserios que possibilita a demonstração do conceito de osmose. A perda de água é observada com facildidade do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, dispertando o interesse pelo assunto, motivando-os a pesquisa de outros fatos do cotidiano que demonstram o mesmo fenômeno, além de possibilitar a capacitação para o desenvolvimento das habilidades proposta pela disciplina. O trabalho foi executado durante uma extensão universitária, denominada “Ciência Experimental no PARFOR: ferramenta da integração para formação continuada e inicial’’, disciplina sob orientação de um professor-pesquisador do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), docente da UNIFEV. Primeiramente foram colocados dois ovos de codorna em molho no vinagre por 24 horas, para a retirada da casca do ovo. Depois cada ovo é colocado em um frasco contendo água salgada e o outro água destilada. Ao se passar 3 horas de observação, nota-se que o ovo da água destilada está túrgido, pois a água que estava no meio hipotônico, passou para o meio hipertônico.Já o ovo da água salgada se desidratou por perder água para o meio mais concentrado. A execução dessa experiência foi para professores da rede municipal de ensino de Votuporanga-SP, para posteriormente aplicar nos seus discentes do 5º ano. A elaboração do kit nos trouxe uma visão crítica e a compreensão da importância de diversificar o processo ensino-aprendizagem. A experiência desenvolvida nos proporcionou um conhecimento geral de teorias e práticas, possibilitando-nos agregar as duas ao mesmo tempo, diminuindo a lacuna existente entre ambas, comum no ensino tradicional.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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