FOTOSSÍNTESE: CONSTRUÇÃO DE CONCEITO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO PRÁTICO

Conteúdo do artigo principal

Laiane Natalia Barrientos PAVÃO
Roberto Akira OZAKI JUNIOR
Fernando Sérgio Ferreira DIONÍSIO

Resumo

A fotossíntese (do grego Foto - Luz; Síntese – produzir algo), processo realizado por seres autótrofos (plantas, algas e algumas bactérias), consiste em transformar substâncias inorgânicas (gás carbônico, água) em substâncias orgânicas (glicose), utilizando como fonte de energia luminosa a luz solar, para a produção do seu próprio alimento. OBJETIVO: O presente trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar a liberação de O2 na fotossíntese em elódea. METODOLOGIA: O equipamento foi montado fora de sala da sala de aula, pois o experimento necessitava da presença intensa da luz solar. O experimento foi montado em duas etapas: a primeira etapa foi montada trinta minutos antes do início da aula, e a outra durante a aula. Em frasco com água, foram colocados ramos de elódea que foram cobertos com o funil de vidro. Foi colocado um tubo de ensaio contendo água, de forma invertida sobre o bico do funil. O sistema montado foi exposto ao sol por algum tempos, após o qual observou-se a formação de bolhas no tubo. Após algum tempo, o tubo foi retirado e um fósforo foi aceso no frasco. A chama do fósforo aumentou, demonstrando que o gás acumulado no interior do tubo é o oxigênio. RESULTADOS: O processo demorou aproximadamente dez minutos para que pudesse observar a liberação de oxigênio. Como o tempo não era suficiente, os alunos observaram no experimento que havia sido preparado anteriormente. De uma forma dinâmica os alunos tiveram um complemento no aprendizado sobre fotossíntese. Assim, com esse trabalho houve maior interesse e a participação dos alunos que nas aulas teóricas, podendo-se concluir que a compreensão dos conceitos básicos de fotossíntese foi facilitada por meio desta atividade prática.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

MAESTRI, M. et al. Fisiologia Vegetal; exercícios práticos [por] Moacir Maestri [e outros]. – 8ª ed. Viçosa: UFV, 2009.

AZEVEDO, M. C.P.S. de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.