EDUCAÇÃO Á SAÚDE DA CRIANÇA NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Apoliana Divina Ferreira de ARAUJO
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

As escolas têm promovido ações educativas pensando em saúde com um enfoque na doença. Essa forma de pensar tem sido insuficiente para fazer da escola um espaço que produz saúde. Nesse sentido, os Ministérios da Saúde e da Educação estão trabalhando numa proposta que visa contribuir para a transformação da prática educativa em saúde na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental e Médio ajudando despertar para a discussão acerca da qualidade de vida das comunidades. Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças de conhecimentos, atitudes e valores que as ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde. Educação em saúde consiste numa proposta metodológica educacional que visa capacitar pessoas para o auto-cuidado. Este estudo teve como objetivo estimular o aluno de graduação a gerar ações educativas, possibilitar a criança refletir sobre condições de vida e sua relação com a saúde e caracterizar o perfil dos alunos contemplados. Trata se de um relato de experiência. O evento aconteceu no primeiro semestre de 2014, em uma escola municipal. Foram discutidos com os alunos temas como alimentação saudável, higiene corporal e bucal, atividade física, drogas e cultura da paz. Foram contempladas 116 crianças na faixa etária entre 6 a 11 anos, cursando do 1º ao 5º série. As atividades foram desenvolvidas de maneira integrada, participativa e contínua, através de dinâmicas e brincadeiras procurando levar o indivíduo a refletir sobre seus hábitos e costumes. Observou-se a necessidade da participação da família, pois ela agrega valores e crenças que podem influenciar práticas que promovam a saúde, ou, aumentem a vulnerabilidade das crianças.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS