CIANOTIPIA: PROCESSO ALTERNATIVO DE REPRODUÇÃO DE IMAGEM UTILIZANDO REAÇÕES FOTOSSENSÍVEIS

Conteúdo do artigo principal

Alex Nascimento Bitencourt da SILVA
Mércia Clécia Santos da SILVA
Ana Maria Mateus MARTINS

Resumo

Desde os tempos remotos o ser humano sente a necessidade de guardar registros e recordações, com o objetivo de serem lembrados no futuro. Desta forma, em 1842, foi criado por Sir John Herschel o sistema de impressão fotográfico conhecido como cianotipia. A cianotipia é uma técnica de composição de imagem do início da história da fotografia. Da combinação fotoquímica de sais de ferro,raios UV e objetos ou negativos fotográficos surge uma imagem azulada no papel. Esta é a base do processo de impressão artesanal, uma técnica usada essencialmente para produzir cópias em papel, em tecidos ou em outros suportes e não negativos. A cianotipia envolve a impressão fotográfica sem usar os famosos sais de prata, na técnica são utilizados dois sais ferrosos como: ferrocianeto de potássio K3 Fe(CN)6, nitrato de ferro Fe(NO3)3, e da combinação deles emulsionados em superfície porosa ao final expostos à luz resulta em um precipitado insolúvel de cor azul que é uma cor muito característica identificando assim a cianotipia, blueprint ou até mesmo azul da Prússia. O objetivo do trabalho é apresentar a tecnologia alternativa de impressão de imagens. Foram utilizados sistemas negativo-positivos, desenhos e reproduções em materiais transparentes ou translúcidos, possibilitando assim a compreensão do processo cianotópico. Foram preparadas duas soluções, uma de nitrato de ferro e outra de ferrocianeto de potássio e ácido oxálico. As duas soluções foram então misturadas e aplicadas com pincel na superfície desejada (papel de filtro). Colocou-se então a imagem a ser revelada e levou o conjunto à luz, para que ocorresse a reação fotossensível. Após alguns minutos observou-se a formação de uma coloração azul onde não havia a imagem e onde tinha a imagem não apresenta coloração, pois a formação de azul da prússia não ocorreu, pois a imagem bloqueou a ação da luz.A reação de formação do hexacianoferrato (II) de ferro(III) pode ser caracterizada como uma reação de oxidação-redução e como uma reação fotoquímica, ou seja, que ocorre na presença de luz.Conclui-se que a cianotipia é uma técnica eficiente para impressão de imagens de boa qualidade, que pode ser usada como uma maneira alternativa e interessante de demonstrar reações de óxido-redução e reações fotoquímicas para alunos de ensino médio, utilizando reagentes comuns existentes em laboratórios.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

NEBLETTE, C. B. Photography – Its Materials and Processes. Nova Iorque: D. Van NostrandCompany, Inc., 1962. 1. reimp. da 6. ed. p. 354 – 355.

SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. Porto Alegre: Bookman, 2006. 3. ed. p. 234. http://www.mikeware.co.uk/mikeware/Traditional_Cyanotype.htmlhttp://www.mikeware.co.uk/mikeware/New_Cyanotype_Process.html