ADAPTAÇÃO DA MECÂNICA EXPERIMENTAL

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Tiago Antônio de LIMA
Isabela Fiori DE ARAÚJO
Wellington Negri TONDATO
Bruno Henrique Jordânio DA SILVA
Waldir PERISSINI JUNIOR

Resumo

A utilização de atividades práticas no processo de ensino aprendizado das escolas pública de ensino básico é, ainda hoje, pouco difundida e quando feita nota-se uma repetição contínua de experimentos básicos. A proposta apresentada aqui é utilizar o conhecimento de química e de funcionalidades dos materiais e equipamentos de laboratório para tornar as aulas práticas o mais próximo da situação apresentada em sala de aula, ou seja, criar um experimento exclusivo para o conteúdo da aula teórica. Durante palestras ministradas por integrantes do subprojeto de Química do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UNIFEV, junto aos alunos das escolas parceiras, no município de Votuporanga, foi apresentada a temática ambiental. Um dos tópicos mencionados tratou das ações antropogênicas como uma das principais causas para o aquecimento global e degradação do meio ambiente, assim, fez-se necessário a apresentação de aulas práticas para melhor compreensão do tema. Um sistema foi elaborado, utilizando: kitassato, seringa, pêra, Becker, mangueira de silicone, enxofre nativo e indicador universal de pH. Pode-se demonstrar em um ambiente reduzido a formação das névoas de poluição derivadas da queima de combustíveis fósseis e a formação da chuva ácida pelo processo natural da lavagem da névoa de poluição pela água da chuva. Após as apresentações práticas nas escolas envolvidas, notou-se que a compreensão dos conteúdos foi bastante satisfatória e o interesse e a atenção dos alunos atingiu os níveis esperados. Estes resultados indicam que a criação de um grupo de pesquisa dentro do PIBID de Química para elaboração de experimentos inovadores e específicos, utilizando toda a gama de equipamentos laboratoriais à disposição de modo a evitar que experimentos já banalizados venham a ser novamente apresentados a alunos que acompanham a participação do PIBID de química desde os primeiros anos do ensino médio.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella de. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004, 19-33.