ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR: BENEFÍCIOS GERADOS PELA PRÁTICA EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Letycia Nayara MARTON
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

A prática do desporto nas escolas tem sido de suma importância na melhora do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi analisar as turmas de treinamento desportivo escolar do município de Votuporanga – São Paulo, quanto aos benefícios, aderência e as modalidades mais praticadas. A amostra foi composta por 120 escolares de ambos os sexos, de duas instituições públicas de ensino fundamental II da cidade de Votuporanga, SP. De um total de (120 alunos) entrevistados a maioria (52%) não participava das aulas de ACD, (48%) participavam de forma assídua. (56%) dos entrevistados apontaram a falta de tempo como principal fator de impedimento na hora de participar dos treinos. Em relação aos motivos que levam os alunos a participarem das turmas de ACD, (39%) afirmam que procuram a melhora da saúde através dos treinos, (36%), visam à competição, (21%) o lazer, e apenas (8%) buscam interação social entre os colegas. Quanto às modalidades mais procuradas, o voleibol (50%) é a modalidade desportiva, mas praticada entre os entrevistados, seguido de futsal com (32%), Basquetebol (11%), tênis de mesa (5%) e handebol (2%). Quanto às melhoras específicas (52%) afirmaram ter obtido melhoras quanto ao desempenho esportivo durante os treinos, (29%) ter tido melhoras quanto à disposição nas atividades diárias, (13%) alegaram que saúde melhorou, e apenas (6%) confirmaram ter tido melhoras rendimento escolar. Pode-se concluir que as turmas de ACD têm apresentado melhorias para os participantes em diversas vertentes, como, por exemplo, saúde, qualidade no desporto, melhora na aptidão física, socialização, no entanto é válido salientar que uma proposta bem feita, realizada por profissionais capacitados pode surtir efeitos positivos para as crianças e jovens de diversas escolas, o que torna o trabalho com as turmas de ACD algo com grande espaço dentro das escolas estaduais do Brasil. E em relação aos não praticantes, a “implementação” de projetos que contribuam para a aproximação dos mesmos com o esporte, como por exemplo, o incentivo a outras modalidades dentro das aulas de ACD pode contribuir para que os mesmos participem das aulas, podendo diminuir assim os casos de sedentarismo e melhorando o ensino e qualidade de vida dessa população.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

DANTAS, Estélio H. M. A Prática da Preparação Física. 6ª edição. Rio de Janeiro. Roca Editora, 2014.

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