A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS EDUCADORES DA AREA DE QUIMICA
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Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério. O Objetivo do projeto é oportunizar o contato dos licenciandos com a realidade escolar desde os primeiros anos de sua graduação, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo um amadurecimento da docência ao longo de sua formação e preparando-os para seu futuro campo de atuação. O projeto é desenvolvido na cidade de Votuporanga, junto às escolas estaduais de ensino médio; Prof. Dr. José Manoel Lobo e Prof. Uzenir Coelho Zeitune. Outro diferencial desse programa é a participação de professores supervisores que atuam no ensino médio, aos quais cabe promover a efetiva interação entre os graduandos, bolsistas do projeto e o ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, o subprojeto PIBID – Química da UNIFEV buscou incentivar os acadêmicos do curso de Química Licenciatura para atuarem no ensino médio, proporcionando aos futuros educadores uma formação inicial com vivências em diferentes experiências metodológicas estabelecidas, tais como: experimentação para o ensino de química, feira de ciências, palestras, aulas de informática aplicada ao ensino de Química, dentre outras. Até o presente momento, foram três anos de atuação dos bolsistas, tempo suficiente para comprovarmos a importância do programa na formação inicial dos graduandos, pois o mesmo tem influenciado de maneira significativa na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de metodologias alternativas para o ensino de Química e, especialmente, na vocação desses alunos para o exercício profissional da docência, alem de contribuir para a melhoria do ensino junto aos jovens das escolas parceiras.
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Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
ALMEIDA, E.C.S; ANDRADE, J.M.; BRASILINO, M.G.A. e FONSECA, M.G. A contribuição do PIBID na formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 167 -172, NOVEMBRO DE 2012.