O PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Jaqueline Gonçalves DIAS
João Paulo de Lima ROCHA
Talita Pereira DIAS

Resumo

A atuação do psicólogo escolar busca desenvolver nos alunos habilidades e aptidões que favoreçam a sobrevivência e o desenvolvimento diante do mundo. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de estágio que foi desenvolvido em uma escola de educação infantil em um bairro periférico na cidade Votuporanga-SP, buscando descrever a prática do psicólogo escolar, inserido na educação infantil. Participaram das atividades, professores, a gestão escolar (diretora, coordenadora pedagógica e secretário), educadoras e técnicas, e crianças de zero a seis anos de idade. As intervenções e estratégias foram planejadas com base em teorias científicas da psicologia e de levantamento bibliográfico sobre as demandas encontradas, a partir de dados obtidos por meio da utilização de instrumentos de coleta, como entrevistas, observações, participação em reuniões, como os horários de trabalho coletivo pedagógico (HTPC) e reunião de pais. Foram desenvolvidos projetos ligados a aspectos do desenvolvimento infantil, tanto individuais quanto sociais, buscando compreender os indivíduos em sua totalidade biopsicossocial. Dentre esses projetos podem ser citados: atividades que abordam a sexualidade infantil, realizada com crianças da pré-escola, promovendo nelas uma postura de autopreservação e respeito a sexualidade e ao corpo dos colegas, palestra com os professores tratando o desenvolvimento sexual da criança como parte do desenvolvimento global. Estimulação precoce, buscando desenvolver a motricidade, a percepção sensorial, socialização, cognição, a linguagem e autocuidados. Foi desenvolvido também um trabalho que procura diminuir a frequência de comportamentos agressivos entres as crianças de zero aos dois anos, em especial a mordida, são realizadas palestras que envolvem o tema com pais e educadoras bem como a criação de estratégias que ajudem a diminuir a frequência desses comportamentos. As intervenções colaboraram com o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, facilitando o funcionamento institucional da escola.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS