HABILIDADES SOCIAS EDUCATIVAS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Conteúdo do artigo principal

Jaqueline Gonçalves DIAS
Ada Carolina Simões FIGUEIREDO
Talita Pereira DIAS

Resumo

As habilidades sociais educativas (HSE) são comportamentos que favorecem a interação social saudável entre as pessoas, com objetivo definido de promover a ampliação ou modificação do repertório dos aprendizes. As práticas do professor podem favorecer um clima positivo e se tornar modelo de habilidades sociais positivas, além de ser um mediador no processo de ensino-aprendizado. Investigar as HSE do professor pode ser um importante caminho para que essas funções sejam efetivadas, uma vez que o mesmo tem o importante papel na aquisição e manutenção das habilidades sociais de seus alunos. O tipo de escola em que os professores lecionam, sejam elas pública ou privada, apresentam demandas diferenciadas, o que pode influenciar no desenvolvimento de um repertório diferenciado de HSE. Considerando essas questões, o presente estudo tem como objetivo avaliar subclasses de habilidades sociais educativas, caracterizando as classes mais deficitárias e mais desenvolvidas, entre os dois tipos de escola. Participaram dessa pesquisa 33 professores, atuantes em quatro escolas de Ensino Fundamental I, sendo duas escolas da rede pública de ensino, e duas particulares, localizadas em bairros distintos de uma cidade do interior de São Paulo. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE). Os dados obtidos pelo IHSE foram analisados por meio de testes estatísticos descritivos e inferenciais, com nível de significância de p<0,05. Os dados obtidos, demostraram não haver diferença nas HSE entre os professores das escolas públicas e privadas; o que pode ter ocorrido devido ao fato de os professores possivelmente lecionarem em ambos os tipos de escola. Os resultados obtidos contribuirão para a caracterização das demandas, possibilitando trabalhos para capacitação de professores, com treino de habilidades sociais mais direcionadas às necessidades de acordo com o campo de atuação, sendo esse, escola de rede pública ou privada.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS