REAVALIAÇÃO DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL
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Resumo
O clima organizacional refere-se as influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano, assim como a cultura, instrumento de poder, conjunto de representações imaginárias sociais que se constroem e reconstroem nas relações cotidianas dentro das organizações. O presente trabalho objetivou reavaliar o clima e a cultura organizacionais realizados em 2013 em uma instituição comercial de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para atingir este objetivo foram Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) e Escala de Avaliação do Clima Organizacional (ECO). Responderam a pesquisa 12 participantes de ambos sexos que representam 100% da amostra pesquisada. A avaliação do clima aponta para uma menor percepção dos trabalhadores sobre os itens avaliados, com exceção do fator recompensa avaliado de maneira positiva com crescimento médio de 0,08 na pontuação geral. Os fatores de profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo e integração externa referentes a cultura sofreram uma menor valorização nas práticas e valores correspondentes aos itens avaliados. Os fatores de satisfação e bem estar dos empregados, recompensa e treinamento e promoção do relacionamento interpessoal, apresentaram crescimento se comparados as médias da avaliação do ano anterior, indicativos de maior valorização dos itens que os compõem. Foi possível perceber maior clareza no proceso de reavaliação por parte dos participantes o que contribuiu para um resultado mais eficaz. Neste contexto, o trabalho do psicólogo surge como ferramenta de avaliação e promoção do bem estar do trabalhador dentro e fora da organização e um bom desenvolvimento da empresa, bem como gerenciar e amenizar problemas e conflitos por meio da pesquisa, criticidade, flexibilidade, competência e disponibilidade para interagir em equipes multiprofissionais.
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SAÚDE E BIOLÓGICAS