A PSICOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A leitura e a escrita são habilidades fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da cultura. O projeto “Hora da Leitura” foi pensado para utilizar histórias infantis e suas problemáticas buscou-se discutir e propor formas alternativas de resolução de problemas diante de situações vivenciadas pelos alunos. surgiu com alternativa de trabalho objetivando o desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, leitura, escrita, colaboração, participação entre outras. O projeto também procurou atingir objetivos como aumentar o vocabulário dos alunos, desenvolver o hábito da leitura, estimular a criatividade, abstração e simbolização por meio do contato com as histórias. O projeto foi realizado semanalmente em uma escola municipal de ensino fundamental I de um município do interior do estado de São Paulo, com a escolha e leitura de um livro para trabalhar os temas pertinentes a cada contexto de sala de aula de maneira a acolher sugestões de alunos e professores. Durante a leitura, as crianças eram incentivadas a participarem ativamente, colocando suas percepções e sentimentos acerca da história, buscando refletir sobre a temática abordada. Pode-se observar um aumento no interesse do alunos pela leitura, na participação das reflexões sobre os temas e um maior engajamento dos professores por meio de sugestões e contribuições relevantes ao planejamento e execução do projeto. Desse modo, percebeu-se a importância do contato, por parte dos alunos, com os conteúdos trabalhados, além da importância do trabalho em grupo envolvendo diferentes profissionais como gestores (diretores e coordenador pedagógico) professores, inspetores de aluno e estagiários de psicologia. Esse projeto evidencia a possibilidade de contribuição da Psicologia no contexto escolar e educacional.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS