FUTEBOL AMERICANO NA ESCOLA: A INTERVENÇÃO DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA APLICAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Joianderson Santos MATOS
Danilo Correa OLIVEIRA
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

O futebol americano é conhecido nos Estados Unidos simplesmente como football, é um esporte de equipe e de contato que surgiu de uma variação do ‘’Rugby’’. O mesmo exige velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores. Dessa forma o objetivo do presente relato foi aplicar a um grupo de alunos a cultura e as regras do esporte durante as aulas de Educação Física. Para tanto foi colocado em prática, em 140 escolares de 11 a 14 anos de uma escola estadual do município de Votuporanga/SP. As atividades foram realizadas durante as aulas de Educação Física, onde os bolsistas do Subprojeto Educação Física tiveram a oportunidade de ministrar instruções de jogo em sala, e em seguida uma abordagem prática na quadra. Foi possível perceber um grande interesse dos alunos pelo tema abordado. Desta forma adaptou-se o Futebol Americano para o “Flag-Futebol Americano sem contato físico”. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, e este foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football poderia trazer. Durante o decorrer das atividades, os alunos mostraram-se extremamente interessados, por ser uma modalidade diferente, que exige habilidades físicas e motoras, como velocidade, agilidade, raciocínio rápido, etc., além de ser um esporte extremamente estratégico. Assim, a prática deste esporte de forma orientada, pode fornecer aos alunos uma diversidade de conhecimentos culturais, favorecendo a interdisciplinaridade com outros conteúdos do currículo escolar. A participação nas aulas foi maciça por grande parte dos alunos, pois demonstraram em todo o momento uma interatividade entre os bolsistas e os alunos da unidade escolar atendida pelo PIBID Educação Física.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS