ESTÁGIO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO SECRETARIA MUNICIPAL DE VOTUPORANGA/SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência no campo de estágio na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho por estudantes do último ano de Psicologia, realizado na Secretaria da Educação de Votuporanga, interior paulista. O trabalho das estagiárias abarcou dois projetos com temas relevantes na área organizacional, realizando o diagnóstico e a intervenção com 16 funcionários que atuam na manutenção/poda e 27 secretários das escolas. Os projetos são, respectivamente, Saúde Laboral e Fatores Psicossociais determinantes para o Comportamento Humano dentro das Organizações e Saúde Laboral e Habilidades Sociais fatores comportamentais essenciais dentro das Organizações. Os temas desenvolvidos durante este período foram: Assertividade, Clima e Cultura Organizacional, Atos Negativos no Trabalho, Estresse no Trabalho, Causas, Efeitos e Prevenção, Habilidades Sociais, Resiliência, Mediação de Conflitos, e além dos temas acima foram de cunho específico para cada grupo respectivamente, Implantação 5S, Qualidade de Vida no Trabalho e Treinamento Habilidades Sociais, Grupos e Equipes. Foram feitas explanações sobre os temas com apresentações orais utilizando a ferramenta Power Point, filmes, vídeos, dinâmicas, discussões em grupo que pudessem esclarecer e atingir os objetivos específicos de cada tema. Foram aplicados testes específicos da área POT, para obtenção de dados que pudessem embasar tanto teoricamente quanto estatisticamente os resultados obtidos. Tivemos um excelente feedback dos grupos o que ampliou nossa atuação dentro da secretaria, ampliando para 69 funcionários internos a aplicação das Escalas de Clima e Cultura Organizacional, além de atuar externamente a convite da Secretária da Educação para treinamento dos funcionários das escolas. Os resultados foram extremamente positivos, pois, o reconhecimento do nosso trabalho se deu através da ampliação de novas atuações que nos foram solicitadas no período em que estivemos no campo de estágio contribuindo assim para a divulgação da importância do psicólogo organizacional.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
CABALLO, Vicente E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. 1ª reimpressão. São Paulo: Santos, 2006. 377 p.
GUIMARÃES, L. A. M., RIMOLI, A. O. “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Campinas. v. 22 n. 2, p. 183-192. Mai-Ago. 2006. Disponível em: < http://www.assediomoral.org/IMG/pdf/Mobbing_conceitos.pdf>. Acesso em: 31 de mar de 2014.
SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. 344 p.
ZANELLI, J. C; ANDRADE, J. E. B; BASTOS, A. V. B.. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.