FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER PELO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Géssica Catarina Alves QUENTAL
Leonardo Keizi HISSAYASSU
Lucas Minaru BIAGGIONI
Leticia Malheiros SOLER
Leise Rodrigues Carrijo MACHADO

Resumo

Introdução: A qualidade no Ensino Superior efetiva-se por meio do ensino, da
pesquisa e das atividades de extensão. O Curso de Medicina utiliza a Aprendizagem
Baseada em Projetos em algumas Unidades Curriculares, o que possibilita solidificar
esse tripé. Objetivos: Relatar experiência bem sucedida de parceria entre Ensino e
Serviço de Saúde na Atenção à Saúde da Mulher. Metodologia: Identificou-se falta
de adesão aos exames de colpocitologia oncótica em mulheres de um território de
saúde no município de Votuporanga. O desenvolvimento do projeto envolveu
planejamento, sob supervisão docente dos Cursos de Publicidade e Propaganda e,
de Medicina. Foi estabelecido vínculo entre acadêmicos de Medicina e a população
feminina, por meio de visitas domiciliares com colaboração dos Agentes
Comunitários de Saúde. Houve confecção de folders informativos; agendamento das
consultas médicas e exames de citologia para as mulheres; preparo do material
pertinente; treinamento e capacitação discente para realização dos exames
ginecológicos, solicitação de exames e orientações. Conclusão: Foram realizados 69
exames nas datas agendadas, o que evidenciou ao serviço de saúde necessidade
de reorganização da agenda e do processo de trabalho para atendimento da
demanda de saúde. Estes foram reelaborados com ajuda da docente do Curso de
Medicina e o Serviço de Saúde passou a adotar o processo de trabalho sugerido e
iniciado pelos discentes. Houve fortalecimento da parceria entre Serviço de Saúde e
UNIFEV por meio do Curso de Medicina. Os acadêmicos vivenciaram a dinâmica de planejamento, implementação e análise de projetos de saúde, segundo necessidades de saúde locais, com vistas à formação médica nas áreas de gestão e educação em saúde, como recomendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, publicadas em 2014. Os procedimentos médicos realizados solidificaram a competência técnica, além de colaborarem efetivamente com o Serviço de Saúde no atendimento da população feminina local.

Palavras-Chave: Educação médica; Saúde da Mulher; Integração ensino-serviço.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

CARVALHO, S. B. O; DUARTE, L. R; GUERREIRO, J.M.A. Parceria ensino e

serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem. Trab.

Educ. Saúde. Rio de Janeiro, v. 13 n. 1, p. 123-144, 2015. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100123.

Acesso em: 17 de setembro de 2016.

ALMEIDA, F. C. M. et al.; Avaliação da inserção do estudante na unidade básica de

saúde: visão do usuário. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200005.

Acesso em: 17 de setembro de 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do

câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações

Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Rio de Janeiro:

INCA, 2011.

BRASIL. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e

diretrizes. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de

Ações Programáticas Estratégicas.