ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS: APRESENTANDO UMA PERPESTIVA DE FUTURO
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Resumo
Uma das funções da Atenção Básica, por meio da Estratégia de Saúde da Família
(ESF), é identificar as necessidades de saúde no ambiente e, a partir destas,
elaborar atividades que visem solucioná-las, contemplando o princípio da
Integralidade do Sistema Único de Saúde. Com base nessas informações, foram
averiguadas as necessidades de saúde identificadas por meio de um levantamento
de dados do território atendido pela "Unidade Básica de Saúde Daniele Cristine
Lamana" pelos acadêmicos do 2° período do curso de medicina no primeiro
semestre de 2016 dentro da Unidade Curricular Prática de Integração Ensino
Serviço-Comunidade (PIESC). O presente trabalho tem por objetivo buscar
embasamento teórico de acordo com o Programa Saúde na Escola (PSE), o qual
prevê serviços e ações intersetoriais (saúde e educação) que abrange todas as
faixas etárias. Portanto, reconheceu-se a importância da articulação entre saúde e
educação baseada no autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia dos
indivíduos, a fim de que estes adquiram uma perspectiva de futuro e segurança para
a tomada de decisões posteriores em sua vida. Concluiu-se que seria necessária
uma orientação profissional com crianças visando a redução dos agravos em relação
à falta de perspectiva de um futuro. Essa orientação tem repercussões não só na
vida profissional, mas também na transferência de conhecimento acerca das mais
diversas carreiras sendo uma maneira de emancipar o pensamento crítico da criança
na forma de um empoderamento (empowerment), o qual promove um sentimento de
maior controle sobre a própria vida por meio da análise do ambiente à sua volta.
Palavras-chave: Autonomia; Orientação profissional; Perspectiva de futuro.
Detalhes do artigo
Referências
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