PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE NO ENSINO MÉDIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a aptidão física relacionada à saúde em
estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do município de
Votuporanga/SP. Participaram 50 estudantes (N=33 meninas e N=17 meninos), de
15 a 17 anos, onde os mesmos foram submetidos a medidas antropométricas de
massa corporal (kg) e estatura (m), verificando assim o Índice de Massa Corporal
(IMC). Para avaliar o desempenho motor foram realizados os testes de sentar e
alcançar (flexibilidade), flexão abdominal durante 60 segundos (resistência muscular)
e corrida de 6 minutos (resistência cardiorrespiratória). Como referencial foi utilizado
o Manual do Proesp (GAYA et al., 2016). Os dados foram tratados mediante
estatística descritiva em valores de Média e Desvio Padrão. Para o IMC foram
encontrados valores médios de 22,4±3,91 kg/m2 nas meninas e 23,1±3,23 kg/m2
nos meninos, quando comparados ao referencial, tanto as meninas quanto os
meninos se encontravam na zona saudável. Para a capacidade flexibilidade,
novamente ambos os gêneros se encontram em zona saudável (43,3±6,73 cm para
as meninas e 41,7±9,45 cm nos meninos). Já para a capacidade resistência
muscular, as meninas se encontram em zona de risco (31,5±6,45 repetições) e os
meninos em zona saudável (45,1±9,79 repetições). Para a capacidade resistência
cardiorrespiratória, as meninas se encontram em zona de risco (846,6±93,93 metros)
e os meninos zona saudável (1.212±159,11 metros). Conforme o referencial essa
divisão na classificação em zona saudável e zona de risco remete que, quando os
resultados se mantiverem dentro da zona saudável, isso representa bons níveis para
a saúde, em contrapartida zona de risco é necessário uma maior atenção, no caso
as meninas se mantiveram nessa zona nas capacidades resistência muscular e
resistência cardiorrespiratória, podendo num futuro acarretar doenças degenerativas
e coronarianas, ao contrário dos meninos que se mantiveram na zona saudável em
todas as variáveis.
Palavras-chave: Aptidão Física. Saúde. Ensino Médio.
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, Denise Sardinha Mendes Soares de; ARAUJO, Claudio Gil Soares de.
Aptidão Física, Saúde e Qualidade de vida relacionada à Saúde em Adultos. Revista
Brasileira Medicina Esporte, v.06, n.5, p.194-203, Set/Out. 2000.
GAYA, Adroaldo Cezar Araújo et al. Projeto esporte Brasil: manual de testes e
avaliação. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
GUEDES, Dartagnan Pinto GUEDES; Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Atividade
Física, Aptidão Física e Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.1,
n.1, p.18-35, 1995.
MOREIRA, Elenice De Sousa PEREIRA; Osvaldo Costa. Importância da aptidão
física relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes. Revista
Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v.7, n.39, mai./jun. 2013.