PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA TURMA DO 5º ANO DA REDE REGULAR DE ENSINO DE VOTUPORANGA-SP

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Barbara Sequini NORONHA
Denise Ferraz Lima VERONEZI

Resumo

Avaliar o perfil motores de escolares é fundamental no sentido de prever
desequilíbrios, que vão desde aos relacionados ao movimento, ate mesmo no
aprendizado de fundamentos ligados a prática da atividade física e esportes. O
objetivo do presente estudo, foi verificar o nível de habilidades motoras em dois
grupos de escolares do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de
Votuporanga-SP, sendo 16 meninas e 19 meninos com idade média de 10,11 ± 0,7.
Após os responsáveis assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido,
foram submetidos ao teste KTK (Körperkoordinationstest Für Kinder), dando-se inicio
as aplicações, estando todos livres para desistir a qualquer momento. Com base nos
resultados encontrados, foi verificado que os meninos apresentaram valores médios
e desvio padrão de 78,57±19,9 para equilíbrio na trave, 85,84±13,9 para saltos
monopedais, 102,68±24,6 para saltos laterais, 71,68±14,3 para transferência lateral,
tendo como quociente motor 338,78±56,6, já as meninas apresentaram 82,62±13,5
para equilíbrio na trave, 74,5±10,2 para saltos monopedais, 86,37±10,1 para saltos
laterais, 70,18±16,1 para transferência lateral, obtendo 313,68±36,1 de quociente
motor. Com base nos dados verificados, foi notado que os meninos realizaram uma
porcentagem maior para coordenação motora normal, sendo 77,78% do que as
meninas que realizaram 22,22%. Portanto, segundo alguns autores, é importante
aprimoramento da coordenação torna-se um processo imprescindível na infância e
na juventude, ela torna-se fundamental para o desempenho de habilidades básicas e
pode ser aprimorada durante o processo de aprendizagem motora ao longo da vida.
Além disso, é necessário um ambiente rico em estímulos que favoreçam a aquisição
de experiências, pois quanto mais diversas forem as situações vividas no meio,
melhor será o desenvolvimento da coordenação das crianças.

Palavras chaves: Habilidade Motora. Ensino Fundamental. Perfil Motor.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

GALLAHUE, D.L. & OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês,

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