A INCLUSÃO DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE VOTUPORANGA/SP

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Mayra Severino de CAMPOS
Lyandra Gabriela Inamorato COMINO
Joana D’arc Soares Bafoni PRATES

Resumo

A dança juntamente com as atividades artísticas utiliza-se do corpo como seu maior
instrumento de representação. O homem se expressa e comunica através da dança
desde as civilizações primitivas até os tempos atuais. O objetivo do trabalho foi
descobrir o interesse dos alunos do ensino fundamental II sobre o conteúdo de
dança na disciplina de Educação Física, com isso poderemos identificar e
diagnosticar as motivações da escola pode proporcionar com a prática da dança na
vida social e cultural do aluno. O estudo foi realizado com meninos e meninas do
Ensino Fundamental II com um total de 09 meninos e 11 meninas em cada sala, com
idades de entre 13 e 14 anos, em duas escolas publicas do Município de
Votuporanga, E.E. Prof.ª Maria Nívea Costa Pinto Freitas, localizada no bairro
Parque das Nações e E.E. Prof.º Cícero Barbosa Lima Junior, localizada no bairro
vale do sol, no qual foram submetidos a um questionário contendo 08 perguntas
sendo elas fechadas e abertas realizadas nas aulas de Educação Física. Esta
pesquisa abordou conceito de dança, origem da dança, como é e como poderia ser
trabalhada nas aulas de Educação Física. Durante a aplicação do questionário
houve algumas dúvidas de como responder as questões, alguns alunos tiveram
respostas mais completas que outros, porém isso não afetou na elaboração dos
resultados da pesquisa. Este trabalho baseia-se principalmente nos estudos de
GARCIA, Ângela; HAAS (2003) e LABAN, Rudolf (1990).

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS