A INFLUÊNCIA DOS BLOGS NO JORNALISMO DE MODA

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Lorena Fiori de OLIVEIRA
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

A moda é um dos fenômenos mais influentes da civilização, está diretamente ligada ao
corpo, à arte, à linguagem e ao consumo. Entendê-la é compreender também a sociedade
em que vivemos e seus indivíduos. Até o surgimento da web, por volta da década de 90, a
cobertura sobre o universo da moda se limitava às revistas especializadas. No Brasil, a
chegada do jornalismo de moda se deu em meados da década de 60, e a partir daí,
tornou-se possível reproduzir o que era tendência nos centros mundiais da moda, abrindo
o horizonte estético das mulheres e introduzindo temas relacionados ao universo feminino
da época. A web 2.0, criada em 2004, permitiu uma maior troca de informações entre os
internautas, transformando o consumidor em produtor de conteúdo, democratizando ainda
mais o acesso a conteúdos antes restritos aos profissionais da área. Os blogs
incorporaram a moda, divulgando e debatendo o assunto com a agilidade cibernética.
Assim, essas plataformas ganharam força e notoriedade, alcançando um espaço na mídia
como fontes confiáveis. Este trabalho propõe um estudo sobre os blogs de moda para
entender sua linguagem e estratégias. Os objetos de estudo serão blogs, tanto
produzidos por internautas quanto vinculados às revistas tradicionais impressas. Será
feita então uma comparação a fim de entender as influências que ambos tiveram uns
sobre os outros, a fim de descobrir o que mudou na mídia tradicional com a chegada da
mídia digital, e finalmente, descobrir o que as novas mídias herdaram das mídias mais
tradicionais.

Palavras-chaves: Blog. Moda. Internet. Jornalismo de moda.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SVENDSEN, Lars. Moda: Uma Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

JOFFYLI, Ruth. O Jornalismo e a Produção de Moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

SCHITTINE, Denise. Blog: Comunicação e escrita intima da internet. Rio de Janeiro:

Record, 2004

RAMONE, Ignacio. A Explosão do Jornalismo Das Mídias de Massa à Massa das Mídias.

São Paulo: Publisher, 2012