A MODA COMO REPRESENTAÇÃO CULTURAL
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Resumo
Segundo Santaella, mais de 75% dos processos de cognição humana são visuais,
consequentemente a maior parte das extensões tecnológicas e comunicacionais
desenvolvidas pelo ser humano objetivam potencializar esse sentido ou serem
percebidas por meio dele, entre elas a moda. O presente trabalho visa analisar as
mudanças ocorridas nas produções de conteúdo de moda no Brasil por causa das
influências dos meios de comunicação de massa - revistas, televisão e internet - a
partir do século XX. Por meio da comparação dos conteúdos será possível identificar
se a moda realmente representa a diversidade da cultura nacional e seus múltiplos
aspectos como o social, o econômico, o político, além de seu atual papel na
sociedade. Ao longo desse estudo abordaremos, na tentativa de compreender os
processos, como a moda produz informação, como é consumida e cria as diferentes
manifestações, por meio dos estudos de autores como Marshall Mc.Luhan, Lúcia
Santaella e Gilles Lipovetsky. Para tanto, como metodologia, será realizada pesquisa
bibliográfica em livros, sites e análises de veículos atuais. Ao final pretende-se
desenvolver e produzir uma série com dez vídeos para abordar a contextualização
histórica na moda ao longo de cada uma das décadas do século XX, para veiculação
na internet por um canal na plataforma gratuita do Youtube.
Palavras chaves: moda, representação, cultura.
Detalhes do artigo
Referências
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades
modernas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
MCLUHAN, Herbert Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do
homem. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. 3. ed. São Paulo:
Paulus, 2004.
STEVENSON, Nj. Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen.
Rio de Janeiro: Zahar, 2012.