ANÁLISE SOBRE UMA PROPOSTA LÚDICA PARA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Alfabetizar não se resume em ensinar o aluno a ler e escrever, ou seja, vai muito além da decodificação de símbolos. A partir da ideia de que a leitura é uma prática social, concebe-se ao leitor não como mero decodificador, mas como sujeito que assume um papel ativo na busca de significações, articulando seus interesses pela leitura e escrita valorizando seus conhecimentos prévios. O presente trabalho possui como objetivo investigar e relatar o processo de alfabetização por meio de estratégicas contextualizadas e lúdicas de leitura e escrita em sala de aula, formatado por meio de projeto didático fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. Participaram do projeto 20 alunos com a faixa etária de seis a dez anos de idade, de uma escola municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Votuporanga/SP. Foram formados grupos de dificuldades para o atendimento das necessidades apresentadas pelos alunos, utilizando vários recursos didáticos para tornar as aulas mais agradáveis, prazerosas e menos cansativas, como por exemplo o Baú da Independência para despertar interesse sobre a história e estimular a leitura. Foram realizadas leituras com entonação dando ênfase nas sílabas e com a utilização de jogos didáticos. Com essa proposta diferenciada houve participação de todos os alunos, no qual demonstraram motivação e melhor desempenho no processo da construção da leitura e escrita, e desenvolvimento nas habilidades e competências nas atividades de rotina escolar com maior interesse nos trabalhos abordados em sala de aula articulados com sua vida social. Conclui-se que a adoção de estratégicas lúdicas, diversificadas, e contextualizadas ao meio social nos processos educativos aplicados à leitura e escrita são importantes ferramentas na alfabetização, configurando uma forma produtiva de adquirir conhecimentos efetivamente significativos.
Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Lúdico.
Detalhes do artigo
Referências
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua e escrita. (EDIÇÃO, CIDADE, EDITORA, ANO).
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. (IDEM).
FREIRE, Paulo. Alfabetização: Leitura do Mundo - Leitura da Palavra. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.