APRENDENDO COM O COTIDIANO ARTICULADO Á SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel defende que o conhecimento prévio dos alunos seja valorizado para que, a partir dele, sejam construídas novas vivencias, favorecendo que informações sejam aprendidas, de modo prazeroso. No projeto inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), o cotidiano foi usado como ferramenta para que houvesse a ligação entre o contexto apresentado. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de implantação desse projeto no campo da alfabetização das crianças do Ensino Fundamental 1. Participaram 15 alunos, entre seis e sete anos, matriculados em uma escola municipal de Votuporanga. Inicialmente, foram divididas em grupos de acordo com nível de conhecimento. As atividades propostas foram baseadas nos desempenhos apresentados por cada grupo, de modo que foram diagnosticadas as dificuldades individuais e trabalhadas atividades de alfabetização e numera mento. Após a identificação das dificuldades, as aulas foram organizadas em dias específicos para a realização de cada atividade. Um exemplo foi o dia da fruta,no qual os alunos tiveram contato com diversas frutas, escreveram o nome de cada uma. Foi destacada a letra inicial das frutas relacionando-a com outras palavras e mostrando a ligação das letras com o cotidiano. Depois das atividades, as crianças tiveram a oportunidade de saborearam as mesmas frutas que tiveram contato. Foram utilizados métodos escolares que estimulassem a aprendizagem, como: Vídeos educativos e atividades lúdicas, buscando usar o conhecimento já adquirido pelas crianças. Foi verificado um grande avanço no interesse pela leitura e escrita devido à curiosidade desempenhada com as atividades. Também foi identificada uma melhora no ambiente escolar, além de aprenderem a respeitar as dificuldades dos colegas.
Palavras chave:Aprendizagem significativa; Cotidiano infantil; Alfabetização e numeramento
Detalhes do artigo
Referências
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária,1999.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
http://brinquedoteca.net.br/?p=1818
http://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa