APRENDENDO POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS: PROPOSTA DE JOGO QUEBRA-CABEÇA DO SISTEMA DIGESTÓRIO

Conteúdo do artigo principal

Denny Pamela MALERBA
Adriano Pinheiro Santos JÚNIOR
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Introdução: O uso de jogos pedagógicos possibilita a compreensão por parte de alunos dos assuntos propostos e apresentados teoricamente. Assim, esse trabalho foi dirigido aos alunos do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha, da cidade de Votuporanga, uma vez que os professores perceberam as dificuldades que os alunos encontram no que se refere à capacidade de compreender os conteúdos. Teve como objetivo ensinar de maneira lúdica os órgãos relacionados ao sistema digestório e sua localização. Foi elaborado um jogo pedagógico, utilizando E.V.A. de cores diferentes para a confecção de cada órgão relacionado ao sistema digestório. Após aula teórica sobre o assunto proposto, fez-se uma dinâmica na qual o professor divide a turma em grupos de 3 ou 4 componentes onde cada grupo terá um quebra-cabeça do sistema digestório e deverem montar os órgãos em seus devidos lugares. Considerações: Houve melhoria na aprendizagem dos alunos, que puderam identificar os órgãos do sistema digestório, bem como sua localização e função no processo de processamento do alimento no corpo humano.

Palavras-chave: Jogo Pedagógico. PIBID/UNIFEV. Ensino de Biologia.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BROUGÉRE, G. Jogo e Educação. Artes Médicas. Porto Alegre 1998

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

MONTIBELLER, Lílian. O brinquedo na constituição do sujeito e como elemento precursor da escrita. IN Sérgio Antônio da S. Leite (org.), Alfabetização e LetramentoContribuições para as Práticas Pedagógicas. Campinas, SP: Editora Komedi, 2003.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1989