ATITUDES POSITIVAS

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Keila Akla Correia HABER
Lethicia Dias GOMES
Maria Celina Trevisan COSTA

Resumo

A campanha Atitudes Positivas nasceu por iniciativa de um grupo de alunos de psicologia na disciplina de psicologia comunitária II em fevereiro de 2014, visando atender à exigência da efetivação de um trabalho de intervenção comunitária, após detectarem situações inadequadas e de vulnerabilidade para a saúde dos universitários que usam os banheiros da instituição, tais como lixos fora do cesto, entupimento dos vasos, furtos de sabonetes líquidos e suporte de bolsa, entre outros. Diante dessas evidências, os dirigentes sugeriram a inclusão de algumas temáticas como contenção de energia e conservação patrimonial. Após os relatos e registros, os alunos pesquisaram materiais de apoio, e começaram a estruturar um projeto que atingisse e conscientizasse toda a comunidade acadêmica, os discentes, docentes e os colaboradores. Assim, os responsáveis pelo marketing da IES estruturaram a campanha elaborando cartazes e adesivos que, através da divulgação, começou a ganhar muros externos, levando à comunidade essas informações. Em 2016 foi reaplicado novamente o projeto, cujo objetivo foi: conscientizar, orientar e trabalhar mudanças comportamentais indesejáveis em relação ao meio ambiente e em relação aos cuidados com a IES. Desenvolveram-se atividades que sensibilizaram professores, funcionários e alunos através de contato pessoal (salas dos professores e de aula) com fixação de cartazes, adesivos e apresentação verbal. Também foram utilizados meios de comunicação (Tv Unifev), como forma de reforçar a campanha a partir de novos materiais gravados. O público alcançando em 2016, incluindo o Centro Universitário, Colégio Unifev e a Cidade Universitária foi de 2.419 pessoas. A continuidade desse projeto é fundamental para a melhoria das condições ambientais da instituição, garantindo saúde e bem estar dos alunos e funcionários, visto que a economia de energia elétrica, após a implantação do projeto foi de 15% e a conservação do patrimônio reduziu em 27% os gastos da instituição com manutenção e reparos prediais.

Palavras-chave: Psicologia da Saúde. Psicologia Comunitária. Saúde Ambiental.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

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