AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DA QUÍMICA

Conteúdo do artigo principal

Thayná Campos Thomaz da SILVA
Carla Caires da SILVA

Resumo

Em fevereiro de 2016, iniciou-se o trabalho de organização do laboratório de química como atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID-Química, na Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo. A organização do ambiente escolar será efetuado com o objetivo de elaborar e aplicar aulas experimentais, podendo também realizar a aplicação de aulas de reforço para estudantes interessados. Especificamente para este trabalho, pretende-se verificar o interesse e envolvimento dos estudantes nas aulas de química e também se as atividades desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID-Química estão contribuindo na compreensão dos conteúdos teóricos pelos estudantes. O projeto busca desenvolver e analisar a importância do ensino de química para os alunos, envolvendo conteúdos teóricos e práticos. O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para os alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação às aulas. Os resultados demonstram que os alunos aprovam esse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório, desse modo, o desenvolvimento das aulas pode ser uma importante ferramenta no ensino de Química para os alunos. Sendo assim, é possível demostrar a importância da utilização de aulas práticas para a melhoria da educação e uma aprendizagem de qualidade, explorando aspectos da vivência cotidiana da comunidade escolar. Foram feitas diferentes práticas como: aula prática de vidrarias, ácido-base, entre outras.

Palavras-chave: Aulas Práticas, Atividades Experimentais, Ensino de Química.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ROMANELLI, L. I. O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo. Revista Química nova na Escola, São Paulo, nº 3, p. 27 31, mai. 1996.

ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O; JUNQUEIRA, S.R.A.(org). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aula nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004. vol. 4.

SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003. 3. ed.