AVALIAÇÃO DO INTERESSE DAS AULAS DE ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Conteúdo do artigo principal

Arthur Tromboni FRANCISCHETTE
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

O Atletismo é um conjunto de atividades esportivas que tem a origem nas primeiras Olimpíadas, realizadas na Grécia Antiga (LAIGRET, 2000). Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi de verificar a adesão e questioná-los sobre as provas e a importância do Atletismo no âmbito escolar. O estudo desenvolveu-se em um Centro de Educação Municipal na cidade de Votuporanga/SP. Participaram 83 escolares dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I, todos atendidos pelo Projeto Pibid de Educação Física. Primeiramente foi aplicado pelo professor da disciplina de Educação Física quatro provas do atletismo de forma adaptada durante oito sessões. Após as oito sessões foi aplicado um questionário sobre o tema com 6 questões de caráter fechado. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva em valores de percentagem (%). Na primeira questão 98% dos alunos responderam que gostaram das aulas de Atletismo e 2% não. Na segunda questão se tratava da preferência das quatro provas vivenciadas, onde 19% dos alunos preferiram a prova de 100 metros rasos, 27% a prova de 110 metros com barreiras, 23% a prova de 400 metros rasos e 31% a prova de 800 metros rasos. Quando questionados se gostariam de ter mais aulas de Atletismo no ano 92% responderam que sim e apenas 8% que não. Na quarta questão, sobre o interesse em participar destas aulas como a de outras modalidades 93% afirmaram que sim e 7% que não. Na quinta questão sobre a importância de ter aulas de Atletismo, 99% consideram importante e 1% não. Na sexta e última questão foi perguntado como eles se sentiram após a prática destas aulas, 52% se disseram cansados, 0% entediados, 2% passando mal e 46% sentiram-se normal. Conclui-se que o interesse pelas aulas de Atletismo foi positivo e que estas são de interesse dos alunos entrevistados.

Palavras-chave: Atletismo. Interesse. Ensino Fundamental I.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

LAIGRET, Fabrice. O atletismo. 1 ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2000.

MATTHIESEN, Sara Quenzer; FIORAVANTI, Cinthia Andressa Araújo. Atletismo para crianças e jovens: atletismo para crianças e jovens: extensão, extensão, educação e ensino. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.7, n.2, p.103-108, 2008.

PIERI, Anderson de; HUBER, Marcos Paulo. A utilização do atletismo na Educação Física escolar como base para o desenvolvimento motor. EF Deportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n.178, 2013.

SILVA, Irinaldo Soares Da. Perfil do atletismo nas escolas públicas do ensino fundamental em porto velho. Monografia. Universidade Federal de Rondônia - Núcleo de Saúde - Curso de Educação Física. Porto Velho, Rondônia, 2005.