BLUE BUS E O WEBJORNALISMO NAS MÍDIAS SOCIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o conceito de Webjornalismo e sua aplicação, a partir de suas características e linguagens utilizadas nas redes sociais. A escolha do tema justifica-se pela transformação da prática jornalística na internet, possibilitando definições com o surgimento de elementos apropriados para essas mídias sociais digitais, como: hiperlinks, vídeos, áudios, imagens e animações. Com base nesses mecanismos, o Webjornalismo pode explorar todas as potencialidades da internet, oferecendo um produto específico: a webnotícia. Esse formato pode proporcionar uma repercussão em tempo real ou de fluxo contínuo de informações, colocando as notícias à disposição do leitor sempre que precisar checar. A distribuição de conteúdo nas redes sociais, como o Facebook, resulta em amplo espaço para discussões sobre qualquer tipo de assunto, filtragem de notícias, temas e ineditismo. Este artigo analisa o posicionamento do site de notícias Blue Bus como jornalismo online, sua linguagem e implementos utilizados diante das novíssimas ferramentas de suporte disponíveis no Facebook, como formas de interação, utilizadas para expressar a reação diante das publicações. Com o objetivo de atrair mais leitores para a sua fonte orgânica, além de conhecer e identificar o público que acessa, tanto a Fanpage quanto o site oficial, o Blue Bus estabelece critérios para explorar cada vez mais o jornalismo nas redes sociais.
Palavras-chave: Webjornalismo. Internet. Blue Bus. Redes sociais. Facebook.
Detalhes do artigo
Referências
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. CiberCultura, Porto Alegre: Sulina, v. 1, p.191.
CANAVILHAS, João Messias. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web. Portugal: Informação e Comunicação online volume I, 2001. Disponível em: <http://biblioteca.esec.pt/cdi/ebooks/docs1/fidalgo_serra_jornalismo_online.pdf#page=67>. Acesso em: 16 mar. 2016.
REGES, Thiara Luiza da Rocha. Características e gerações do Webjornalismo: análise dos aspectos tecnológicos, editoriais e funcionais. Barreiras: FASB, 2010. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/reges-thiara-caracteristicas-e-geracoes-do-webjornalismo.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.