CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE APLICADA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO DO FUTSAL DE CRIANÇA DE 6 A 12 ANOS DE IDADE

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Carlos Kennedy Santos da SILVA
Pedro Henrique Ridigulo de ARAUJO
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O processo da psicomotricidade na iniciação do futsal pode contribuir durante as aulas de Educação Física no desenvolvimento de crianças de 6 a 12 anos privilegiando as ações motoras conscientes dos alunos. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de desenvolvimento psicomotor da criança considerando os elementos psicomotores: lateralidade, equilíbrio, coordenação motora ampla, principalmente, como fator auxiliador na fase inicial do aprendizado e prática da modalidade esportiva futsal. O método utilizando para o desenvolvimento deste trabalho englobou pesquisas em diversos referenciais em busca da descrição dos fundamentos básicos do futsal e sua relação com a psicomotricidade, refletindo sobre o trabalho no ambiente escolar. Neste sentido, verificou-se que por meio de um trabalho pautado na psicomotricidade o processo de desenvolvimento dos fundamentos específicos do futsal se torna significante para a criança que passa ter maior domínio de suas ações motoras. A iniciação esportiva no âmbito escolar podem desenvolver resultado satisfatório e integrar a criança em seu ambiente particular, ajudando e auxiliando no seu crescimento e, até mesmo colaborando com diversos benefícios que a criança necessita durante seu tempo de adaptação, auxiliando na superação de desafios motores no desenvolvimento na iniciação esportiva. Esta pesquisa foi organizada em três tópicos conceituais baseados nos estudos dos principais autores Le Boulch (1987) e Lucena (2000) que procurou-se relacionar a psicomotricidade no processo de iniciação do futsal no desenvolvimento infantil. Conclui-se que a psicomotricidade aplicada no processo de iniciação do futsal de crianças de 6 a 12 anos contribui no desenvolvimento de uma prática motora consciente nos diferentes elementos psicomotores, e uma prática pautada nesta abordagem devem privilegiar as relações com a atividade lúdica na aplicação didática.

Palavras-chave: Iniciação esportiva. Psicomotricidade. Criança.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FERNANDES, E. D. Psicomotricidade: um passo para vencer as dificuldades de aprendizagem. Revista do UNIPÊ, ano XIII, n. 2, p. 102-115. 2009.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artmed. 1987.

LUCENA, R. Futsal e a iniciação. 4 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.