DESENVOLVIMENTO DE JOGO ONLINE COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Conteúdo do artigo principal

Larissa Cristina BENTO
Ana Maria Mateus MARTINS

Resumo

Professores e profissionais da área de química encontram, há algum tempo, barreiras para o ensino da disciplina. Isso ocorre em virtude de bloqueios criados pelos alunos devido à complexidade da matéria, de acordo com Lima (2011), que dificulta a compreensão e o interesse dos mesmos. Desse modo, segundo Lima e Santos (2015) surge a necessidade de investir em outros métodos de aprendizagem, que chamem a atenção e despertem a curiosidade dos alunos. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo que tem a finalidade de contribuir e fixar os conhecimentos de formulação de substâncias químicas e pode ser aplicado em alunos do ensino médio. Apesar da complexidade na elaboração, escolheu-se um jogo aplicado através da internet, visando um maior interesse dos estudantes da era digital. O jogo foi nomeado "KI-Molécula" e possui fases onde os alunos observam imagens relacionadas a compostos químicos e opções para adivinhar a fórmula molecular daquela substância. Caso o jogador não consiga adivinhar somente pelas imagens, o jogo ainda apresenta dicas, dadas ao aluno para que ele chegue à resposta correta. Focando também na questão de conscientização ambiental, o jogo traz um animal em forma de personagem que auxilia os jogadores durante as fases. O animal escolhido foi o panda, espécie ameaçada de extinção. Ao longo do jogo, o intuito é acertar o maior número de fórmulas para juntar bambus, que servem para alimentar o panda e preservá-lo da extinção. O jogo é disponibilizado através de um link gratuito, facilitando assim o acesso através de internet em um computador, smartphone ou tablet. Por fim, o jogo é um incentivo para que os alunos de ensino médio aumentem o interesse pela Química, aprendendo de uma maneira descontraída. Também auxilia os professores como uma alternativa de ensino para modernizar suas aulas e prender a atenção dos alunos.

Palavras-chave: Jogo online; Ensino de química; Métodos alternativos.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016.

LIMA, R. C. dos S.; SANTOS, J. C. O. Análise e Utilização de Jogos Lúdicos como metodologia no Ensino de Química. 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. Blucher Chemistry Proceedings, vol. 3, nº 1. Novembro de 2015. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/chemistryproceedings/5erq4enq/eq03.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática educativa. 13ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. 47p.

LIMA, E.C. et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. 2011. Disponível em: <http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf>. Acesso em 29 ago. 2016.