GRUPO DE APOIO PARA AS PESSOAS QUE BUSCAM A INSERÇÃO E REINSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É de fundamental importância o profissional estar capacitado e buscar sempre novos aprimoramentos param se inserir ou se manter no mercado de trabalho, pois devido ao grande índice de desemprego que está havendo no país, principalmente referente à crise econômica e política aumentou-se a concorrência, ou seja, o número de candidatos por vaga de serviço. Foi objetivo deste projeto orientar e empoderar as pessoas que buscam a inserção ou a reinserção no mercado de trabalho, desenvolvendo e aprimorando repertórios comportamentais que possam contribuir para o mesmo, mostrando assim que são sujeitos de sua própria história. Foram realizados nove encontros semanais com duração de uma hora e meia cada. Nos encontros, foram realizadas vivências ou atividades em grupo, sendo discutido cada tema pontualmente. Os temas foram: elaboração de currículo, entrevista de emprego, manejo do estresse e ansiedade, a importância da qualificação profissional exigente no mercado de trabalho, as habilidades sociais de saber fazer e receber críticas, lidar com autoridade, trabalhar em grupo e falar em público. No final de cada encontro realizou-se uma avaliação sobre as atividades realizadas e o desempenho das alunas. O resultado obtido foi positivo, pois, os participantes relataram que sentiam-se mais seguros referente ao mercado de trabalho e que começaram a repensar suas práticas, além disso, foi possível observar a evolução dos participantes nos encontros. Conclui-se que esse tipo de projeto é benéfico para a comunidade, pois, proporciona o aprimoramento de algumas habilidades que são essenciais, ajudando assim esses indivíduos a se destacarem no mercado de trabalho tão competitivo atualmente.
Palavras chave: Mercado de trabalho. (Re) inserção. Habilidades Sociais.
Detalhes do artigo
Referências
ANDREY, A. A, 2001. In: BEVILAQUA, M. H. O. A Práxis do Psicologo no Ambito Comunitário: Um saber fazer crítico-transformador ou assistencialista? UNIVERSIDADE GAMA FILHO, 2008.
DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z. A. P. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia. São Carlos, 2003, 8(3), 413-420.
FERNANDES, L. N.; ARAUJO, M. A. D. As dificuldades de Re (inserção) dos Trabalhadores no Mercado de Trabalho Formal: uma avaliação do programa de intermediação de mão-de-obra do SINE/RN. Universidade Federal de Maranhão. São Luís, 2005.
WICKERT, Luciana Fim. Desemprego e Juventude: Jovens em Busca do Primeiro
Emprego. Psicologia Ciência e Profissão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, 26 (2). pg 258-269.