JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃOINFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PIDID/ PEDAGOGIA

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Talita Pereira DIAS
Sonia Maria LIRA
Tamires Rodrigues DOIMO
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

Brincar é direito fundamental de toda criança, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para construção do conhecimento por meio da descoberta e da inversão de elementos indispensáveis para aprendizagem. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área da Educação Infantil, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual. O objetivo desse projeto é relatar a experiência, a realização que busca promover situações de interação, o lúdico: espaço, lateralidade, tempo, espaço, estimulação da coordenação motora. Os métodos abordados no projeto partiram do resgate de brincadeiras mais antigas até as mais atuais, englobando jogos variados por meio de regras simples, estimulando o trabalhando coletivo ou individualidade, onde os escolares puderam correr, pular, encaixar, vivenciar momentos de preensão, encaixe, lançamento, para uso de objetos diversos, presente estudo contou com a participação de 12 alunos, na faixa etária de 3 e 4 anos. A proposta encontra-se em andamento e, até o presente momento, as observações dos pesquisadores indicam que os alunos: (1) têm curiosidade e afeição pelos materiais multimídias adotados; (2) apresentam maior desenvolvimento psicomotor, mediante as atividades lúdicas desenvolvidas durante o projeto.

Palavras chaves: Desenvolvimento psicomotor, Lúdico, Aprendizagem.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

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