LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: CRISTÓVÃO COLOMBO, VILÃO OU HERÓI?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras-Espanhol. O objetivo principal da atividade foi ensinar mais sobre a história do descobrimento da América Latina, com foco na vida e nos feitos de Cristóvão Colombo, além de incentivar a argumentação por meio da mediação de um debate sobre o tema abordado. No que confere ao desenvolvimento do trabalho, primeiramente foram apresentados episódios dos seriados Chaves e Chapolin Colorado, que contavam de formas diferentes a história de Colombo. A partir disso, iniciou-se uma aula expositiva que apresentava dois pontos de vista sobre o descobrimento da América. Assim, os alunos produziram um artigo de opinião sucinto, para que ao final, organizassem um debate em forma de julgamento fictício do navegador genovês, o qual eles puderam expor suas opiniões e sustentá-las com argumentos. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Laraia (2001), Teixeira (2013), Godoi (2005) e Marcuschi (2002), além do embasamento didático dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Por fim, vale ressaltar que, além de um maior interesse dos estudantes em aprender sobre a história latino-americana, ampliaram não apenas o senso crítico, refletindo sobre a importância de se analisar todo tipo de informação recebida, mas também suas habilidades argumentativas, focadas na atividade em grupo e na difícil tarefa de escutar e respeitar outras opiniões.
Palavras-chave: Cultura. Debate. Ensino de Língua Espanhola.
Detalhes do artigo
Referências
LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.
GODOI, Elena. Pragmática: A cultura no ensino de línguas. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, v. 9, n. 9, 2005. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/9/01.htm> Acesso em 02 de agosto. 2015.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al.(org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2002, p. 19-36.