LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: CRISTÓVÃO COLOMBO, VILÃO OU HERÓI?

Conteúdo do artigo principal

Jonathan Luiz MARQUES
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras-Espanhol. O objetivo principal da atividade foi ensinar mais sobre a história do descobrimento da América Latina, com foco na vida e nos feitos de Cristóvão Colombo, além de incentivar a argumentação por meio da mediação de um debate sobre o tema abordado. No que confere ao desenvolvimento do trabalho, primeiramente foram apresentados episódios dos seriados Chaves e Chapolin Colorado, que contavam de formas diferentes a história de Colombo. A partir disso, iniciou-se uma aula expositiva que apresentava dois pontos de vista sobre o descobrimento da América. Assim, os alunos produziram um artigo de opinião sucinto, para que ao final, organizassem um debate em forma de julgamento fictício do navegador genovês, o qual eles puderam expor suas opiniões e sustentá-las com argumentos. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Laraia (2001), Teixeira (2013), Godoi (2005) e Marcuschi (2002), além do embasamento didático dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Por fim, vale ressaltar que, além de um maior interesse dos estudantes em aprender  sobre a história latino-americana, ampliaram não apenas o senso crítico, refletindo sobre a importância de se analisar todo tipo de informação recebida, mas também suas habilidades argumentativas, focadas na atividade em grupo e na difícil tarefa de escutar e respeitar outras opiniões.

Palavras-chave: Cultura. Debate. Ensino de Língua Espanhola.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.

GODOI, Elena. Pragmática: A cultura no ensino de línguas. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, v. 9, n. 9, 2005. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/9/01.htm> Acesso em 02 de agosto. 2015.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al.(org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2002, p. 19-36.