O ENSINO DE PRONOMES RELATIVOS NA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO LÚDICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, em que se buscou desenvolver a habilidade de listening dos alunos, o trabalho em equipe, a pronúncia correta das palavras e a maior interação entre alunos e professor de forma diferenciada, por meio de um jogo desenvolvido especialmente para o ensino dos Pronomes Relativos. Como embasamento teórico, utilizou-se Widdowson (1991), o qual diz que os objetivos dos cursos de línguas são comumente definidos em termos de quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Entretanto, questiona-se com que propriedade esses objetivos são definidos. Falar e ouvir são referentes à linguagem expressa por meio auditivo, e ler e escrever como linguagem veiculada por meio visual. Assim, quanto à metodologia, os alunos foram divididos em três equipes e cada uma recebeu placas com os pronomes relativos escritos nelas. Houve uma breve explanação sobre os pronomes, seu uso e as exceções às regras da língua. Em seguida, o bolsista, na posse de várias frases, fazia a leitura para os grupos, omitindo o pronome adequado. Os grupos então levantam as placas com os pronomes relativos que eles acreditavam se encaixar melhor na frase que foi lida, tendo um minuto e meio para dar a resposta final. Venceu o jogo a equipe que, ao final da leitura de todas as frases, obteve o maior número de acertos. Os resultados obtidos foram melhores do que os esperados, toda a turma se envolveu no jogo, os alunos aprenderam a pronúncia e o significado de várias palavras novas, aumentaram o grau do seu listening, já que era necessário ouvir com atenção as frases e compreendê-las para conseguir fazer o encaixe do Pronome Relativo e assim pontuar no jogo.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; Ensino-aprendizagem; Pronomes relativos
Detalhes do artigo
Referências
MURPHY, R. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of English. New York: Cambridge University Press, 2001.
RINVOLUCRI, M. Grammar games: cognitive, affective and drama activities for EFL students. New York: Cambridge University Press, 1994.
WIDDOWSON, H.G. Habilidades linguísticas e capacidade comunicativa. In: O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de José Carlos P. de Almeida Filho. Campinas: Pontes, 1991.