O ENSINO DE PRONOMES RELATIVOS NA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO LÚDICO

Conteúdo do artigo principal

Karolina Laisa Gonçalves DONATO
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, em que se buscou desenvolver a habilidade de listening dos alunos, o trabalho em equipe, a pronúncia correta das palavras e a maior interação entre alunos e professor de forma diferenciada, por meio de um jogo desenvolvido especialmente para o ensino dos Pronomes Relativos. Como embasamento teórico, utilizou-se Widdowson (1991), o qual diz que os objetivos dos cursos de línguas são comumente definidos em termos de quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Entretanto, questiona-se com que propriedade esses objetivos são definidos. Falar e ouvir são referentes à linguagem expressa por meio auditivo, e ler e escrever como linguagem veiculada por meio visual. Assim, quanto à metodologia, os alunos foram divididos em três equipes e cada uma recebeu placas com os pronomes relativos escritos nelas. Houve uma breve explanação sobre os pronomes, seu uso e as exceções às regras da língua. Em seguida, o bolsista, na posse de várias frases, fazia a leitura para os grupos, omitindo o pronome adequado. Os grupos então levantam as placas com os pronomes relativos que eles acreditavam se encaixar melhor na frase que foi lida, tendo um minuto e meio para dar a resposta final. Venceu o jogo a equipe que, ao final da leitura de todas as frases, obteve o maior número de acertos. Os resultados obtidos foram melhores do que os esperados, toda a turma se envolveu no jogo, os alunos aprenderam a pronúncia e o significado de várias palavras novas, aumentaram o grau do seu listening, já que era necessário ouvir com atenção as frases e compreendê-las para conseguir fazer o encaixe do Pronome Relativo e assim pontuar no jogo.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; Ensino-aprendizagem; Pronomes relativos

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MURPHY, R. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of English. New York: Cambridge University Press, 2001.

RINVOLUCRI, M. Grammar games: cognitive, affective and drama activities for EFL students. New York: Cambridge University Press, 1994.

WIDDOWSON, H.G. Habilidades linguísticas e capacidade comunicativa. In: O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de José Carlos P. de Almeida Filho. Campinas: Pontes, 1991.