O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

Conteúdo do artigo principal

Juliana Marques CANTARELLA
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

O outro lado da notícia segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, a TV é a fonte de informação mais consumida pelo público brasileiro, com 95% da preferência entre os entrevistados. Estima-se que na primeira década deste século tenham sido produzidos mais conteúdo e dados novos do que em toda história da humanidade.Diante de tal sobrecarga de informações é necessário levar em conta dados estatísticos que apontam para uma expansão de notícias negativas nos noticiários. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE/2016 o desemprego no Brasil teve aumento de 11,3% no segundo trimestre, o que gera também a má notícia que neste momento cerca de 7,2 milhões de brasileiros estão passando fome. (IBGE 2016) Outro aspecto que marca presença nesta esfera negativa é o aumento significativo na frota nacional de veículos. Dados do DENATRAN indicam que na última década, o aumento percentual do número de veículos foi onze vezes maior que o da população. (DENATRAN; OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLIS); o que também traz na bagagem notícias com o maior índice de acidentes, rodovias em péssimas condições, aumento da poluição e por aí vai. O fato é que a mídia não pode abster-se de noticiar as crises política e econômica, corrupção, morte, violência,desigualdade,terremotos, etc. Porém existe o OUTRO LADO DA NOTÍCIA que não recebe os holofotes midiáticos. Este trabalho propõe um estudo sobre a disseminação de Boas Notícias neste atual contexto Hard News. Tem como objetivo a elaboração de um programa para TV com proposição de conteúdos Positivos que aborde Histórias de superação, altruísmo, dedicação, desprendimento, voluntariado; no intuito de ressaltar um jornalismo que revigora a esperança diante de tantos fatos ruins.O programa O Outro lado da Notícia será transmitido com Classificação Livre para alcançar o maior número de telespectadores que anseiam pela Boa Notícia.

Palavras-chave: Programa; Disseminação; Notícias; Positivas; Superação

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

JUNIOR, José Arbex, Shownalismo

ALSINA, Miguel Rodrigo, A construção da Notícia

ANGRIMANI, Danilo, Espreme que sai sangue

BARBEIRO, Heródoto, Manual de Jornalismo