O PLANEJAMENTO FAMILIAR NO CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO DO BRASIL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Aline de Jesus CAMPOS
Larissa Antunes CORTEZAN
João Vitor de Oliveira GONZALES
Jaline Kelen Albuquerque Dutra da SILVA
Deborah Cristiane Domingues de BRITO

Resumo

Introdução: O presente estudo estabelece a função do Estado no que diz respeito às garantias asseguradas pela Constituição Federal, principalmente no âmbito familiar, permitindo a garantia aos casais permissão de quantos filhos desejarão ter, juntamente com a responsabilidade do casal na formação e manutenção da família. Desta maneira, ocorreram diversas transformações ao longo dos anos ensejando na importante conquista do reconhecimento do planejamento familiar como um direito humano fundamental e como garantia para as mulheres poderem controlar sua fertilidade, estando relacionados com o setor da saúde a respeito das formas sobre acesso os métodos contraceptivos bem como se encontra o atual sistema de saúde. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre as formas em que o planejamento familiar é um meio de grande importância e que reluz na Magna Carta como um direito fundamental calcado por princípios. Bem como as transformações que ocorreram ao longo dos anos e relacionando com o setor da saúde. Metodologia: Será utilizada na construção do presente artigo a partir do processo bibliográfico. Desenvolvimento: O presente artigo será desenvolvido abordando o princípio fundamental da pessoa humana, juntamente com o princípio da paternidade responsável, sendo discutido no decorrer do artigo sobre as transformações que ocorreram até chegar ao reconhecimento do planejamento familiar, juntamente se relacionando com o sistema de saúde. Conclusões: Sendo o planejamento familiar um direito humano fundamental introduzido na Constituição de 1988, cabe ao Estado implantar maiores informações sobre a assistência ao planejamento familiar na escola, meios de comunicações em geral, passando a conceder a população uma ampla assistência aos casais e pessoas em que desejam ter um planejamento familiar melhor.

Palavras chave: Planejamento. Família. Direito fundamental.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

NASCIMENTO, REGINA HELENA DO. "Sistema Único de Saúde". Disponível em: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/sus.htm. Acesso em 20 de setembro de 2016.

QUARANTA, ROBERTA MADEIRA. O direito fundamental ao planejamento familiar, Âmbito Jurídico. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7429. Acesso em 20 de setembro de 2016.

PORTAL BRASIL. Planejamento familiar. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/planejamento-familiar. Acesso em 20 de setembro de 2016.