O PRAZER DA LEITURA E OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Milena Fernanda Seixas Escava MAGALHÃES
Anderson Bençal INDALÉCIO
Talita Pereira DIAS

Resumo

No contexto escolar, a Língua Portuguesa e a Matemática são disciplinas essenciais na formação do aluno e consideradas primordiais para introdução das outras matérias. Mostrar às crianças a importância e a aplicabilidade dessas disciplinas no seu cotidiano pode favorecer uma aprendizagem mais significativa e um maior fortalecimento daquilo que foi ensinado em sala de aula. Com isso, as crianças podem descobrir formas mais fáceis e interessantes de estudar, desenvolvendo interesse e prazer pela leitura, escrita e matemática. Nesse sentido, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência (PIBID/Capes), foi desenvolvido o projeto O prazer da leitura e os desafios da matemática. Este estudo, no formato de relato de experiência, teve como objetivo descrever a implantação deste projeto que buscou estimular nas crianças a aprendizagem de Português e Matemática, por meio da articulação dessas disciplinas com sua aplicabilidade no cotidiano infantil, de forma lúdica e prazerosa, e, assim, diminuir as dificuldades nessas duas disciplinas. Participaram deste projeto 18 alunos do segundo do ensino fundamental, com idades entre sete e oito anos de uma escola municipal de Votuporanga. Para desenvolver esse projeto, foram pesquisados conteúdos pertinentes à faixa etária, à realidade e ao conhecimento prévio das crianças. Foram adotadas diferentes estratégias recursos tais como: filmes, atividades desenvolvidas em lousa e impressas, dinâmicas de grupo, brincadeiras e rodas de leitura. O estudo evidencia resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto. Um desses resultados é o avanços na leitura e nas práticas matemáticas dos alunos, de modo que apresentaram maior facilidade para resolver as atividades propostas. Ainda, os alunos já estão dominando as operações matemáticas simples e participando mais assiduamente das aulas de leitura e interpretação de texto. Após um período de adaptação passaram a se socializar melhor e a desenvolver atividades em grupo.

Palavras chave: Ludicidade; Cotidiano; Conhecimento prévio.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS