OSCAR SO WHITE: A LÍNGUA INGLESA COMO SUBSÍDIO AOS DIREITOS HUMANOS E ÀS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Resumo
Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, em que se buscou desenvolver a discussão de dois temas transversais que são os Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais a partir de aspectos culturais da língua-alvo. Para isso, foi utilizado como exemplificação a noite de premiações do Oscar 2016, que gerou polêmica ao não ter negros indicados para premiações no evento. Foram utilizados dois vídeos, um com o discurso de abertura da premiação e outro com um crítico explicando o que aconteceu. Segundo Freire (2002, p. 41-43), ensinar exige reconhecimento e assunção da identidade cultural. E ainda Abramovay e Castro (2003) destacam em sua pesquisa a relação de crise de identidade que ocorre no Ensino Médio em que é dada pouca atenção aos aspectos que favorecem o exercício da cidadania, e enfatiza que entre professores/as e estudantes é comum a referência a vários tipos de discriminação, entre elas a racial, justificando assim a aplicação desse trabalho. Quanto a aplicação, foi discutida inicialmente definições do que são os Direitos Humanos, e a lei 10.639/03, a qual torna obrigatório na rede de ensino trabalhar em sala de aula as questões étnico-raciais. Quanto à problematização do tema no evento, exibiu-se aos alunos o vídeo legendado com o discurso do ator negro Chris Rock, que levou fatos históricos para a explicação da polêmica, e um vídeo também de um crítico que fornecia dados estatísticos sobre a porcentagem da participação de negros em filmes e premiações. Com base nas informações dadas, a classe foi dividida, e eles deveriam argumentar contra e a favor sobre a academia ser racista, e a partir dessa atividade, pode-se constatar uma dificuldade de elaboração de argumentos por parte dos alunos, apesar da participação ativa dos mesmos durante a aplicação do projeto.
Palavras-chave: Temas transversais. Direitos Humanos. Oscar.
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Referências
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino Médio: Múltiplas Vozes.
Brasília: MEC/UNESCO, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra S.A, 2002.