PENNY DREADFULS E SEMIÓTICA VISUAL

Conteúdo do artigo principal

Leticia Aparecida PEDROSO
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês em parceria com o CEL Centro de Estudo de Línguas da escola E.E Dr. José Manoel Lobo, de Votuporanga-SP, que será parte do trabalho de conclusão de curso, em que se buscou por meio da utilização do gênero literário britânico penny dreadful, fazer com que os alunos aprendessem sobre o contexto histórico da Era Vitoriana e sobre a constituição desse gênero, afim de que ao final fossem capazes de produzir suas próprias historietas. As atividades desenvolvidas no projeto foram subdividas em três semanas. No primeiro momento foi apresentado a eles um slide sobre o que foram os penny dreadfuls e quais formam as motivações para suas criações. Em seguida, foi apresentado, como pano de fundo, uma síntese da série homônima para que se desse uma discussão acerca das figuras literárias envolvidas na trama e também para que os alunos sentissem a atmosfera dessas produções. Feito isso, foi solicitado que em língua materna produzissem uma penny dreadful que abordassem um dos temas trabalhados em sala. Posteriormente, os alunos trouxeram as produções que por sua vez foram revisadas. Na sequência, os alunos puderam conhecer um pouco sobre a teoria semiótica, para que ao final produzissem as ilustrações e/ou fotografia, uma vez que a linguagem não verbal era tida como essencial no gênero original. Dessa forma a semiótica foi parte essencial desse processo, pois como afirma PIGNATARI (2004; p.21) A semiótica, ou teoria geral dos signos, é uma indagação sobre a natureza dos signos e suas relações, entendendo-se por signo tudo aquilo que represente ou substitua alguma coisa. Por fim, pode-se concluir que o resultado foi satisfatório, pois os alunos compreenderam e realizaram todas as atividades solicitadas com bastante comprometimento.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS