PROJETO DIDÁTICO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Maria Elise Barbosa da SILVA
Anderson Bençal INDALÉCIO
Rosiane Aparecida CASELLI
Talita Pereira DIAS

Resumo

É de fundamental importância a conscientização quanto à preservação do meio ambiente para a vida de todos os seres vivos. Promover a consciência das crianças pode favorecer ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais. A mudança de comportamento desde muito cedo caminha para uma economia norteada para sustentabilidade e a educação ambiental tem um papel importante nisso. Com base nisso, o objetivo deste estudo visa relatar a experiência de um projeto desenvolvido no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) que buscou conscientizar crianças pré-escolares quanto aos cuidados com o meio ambiente e preservação do planeta. O projeto foi desenvolvido com cerca de dez crianças na faixa etária de três a cinco anos de uma escola municipal de Educação Infantil. Considera-se que o modo mais simples de orientar nessa faixa etária é por meio da dimensão lúdica. Nesse sentido, foram utilizados vídeos, cantigas, algumas histórias relacionadas ao tema, pinturas com lápis de cor e giz de cera, além de colagem com papel crepom e outros papéis com o objetivo de abordar de forma clara e divertida as diversas questões do Meio Ambiente. A adoção de diferentes atividades e recursos buscou estimular a expressões por meio de diferentes linguagens, como desenhar, cantar, dramatizar e escrever. A partir da adoção dessas estratégias, foi possível observar que as crianças demonstraram mais interesse e compreensão sobre o assunto, mostrando-se entusiasmados com as atividades e motivados em aprender mais sobre o assunto. Embora seja um desafio conscientizá-los sobre a importância de Repensar, Reutilizar e Reciclar (3Rs) e da relevância da ação humana na valorização do Meio Ambiente, as estratégias de ensino adotadas mostram-se uma alternativa viável. 

Palavras Chave: Ludicidade, Consciência Ambiental, Aprendizagem.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS