PROJETO DIDÁTICO: PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VOTUPORANGA

Conteúdo do artigo principal

Lorrana Nascimento BILIAZZI
Talita Pereira DIAS
Mariane Batista PERES
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

A integração da leitura e escrita pode ampliar habilidades de leitura e produção de textos tendo como objetivo criar estratégias de ensino que mostrem sua importância no cotidiano. A interdisciplinaridade permite incorporar resultados de várias disciplinas e enriquecer cada uma delas, neste sentido, foi idealizado o projeto no contexto de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolvida com oito alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Votuporanga. Diante do panorama apresentado, os objetivos deste estudo foram utilizar diferentes títulos de obras e autores com objetivo de incentivar o prazer pela leitura, assim como a habilidade de ler diferentes gêneros textuais. Quando eram identificadas necessidades de alguns alunos por materiais específicos, como dicionários, esses eram oferecidos aos mesmos. Os resultados indicaram nos alunos necessidade de usar os conhecimentos que já possuem nas diferentes experiências vividas, apresentando a busca de novas informações na qual eles possam desenvolver e descobrir suas capacidades de aprendizado, formular textos, hipóteses, soluções e dividir descobertas, explorando o lado mais criativo, utilizando métodos simples do dia a dia, como brincadeiras, letras de músicas para interpretação, produção de texto, teatro e contação de histórias, tornando a leitura e escrita uma prática natural do seu dia a dia, onde apresentamos ao aluno o prazer da leitura enquanto eles adquirem competências ao usa-la para envolver-se com as práticas sociais da escrita, pois ela traz benefícios inquestionáveis ao ser humano. É possível concluir que de inicio os alunos apresentaram extrema dificuldade com a leitura e escrita e alegavam não gostar, porém aos poucos conseguimos tornar a aula leve e divertida, deixando os alunos à vontade para dialogar, tirar suas duvidas, criando uma relação afetiva, gerando grande melhoria na leitura e escrita e também no comportamento.

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Cotidiano.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz editor, 1991.

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.