SURREALISMO NO MÉXICO: FORÇA E INDEPENDÊNCIA DO UNIVERSO FEMININO

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Natalia Moreira Rocha da SILVA
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras-Espanhol. O objetivo principal foi o de abordar a representação e a importância de artistas do movimento surrealista mexicano, como por exemplo, Frida Kahlo e outras mulheres radicadas no México. No que diz respeito às etapas do projeto, de início, apresentou-se o surrealismo de modo geral e foram retratadas algumas obras das quinze artistas que compuseram uma famosa exposição, recente em São Paulo, no Museu Tomie Ohtake: Conexões entre Mulheres Surrealistas no México. Em seguida, foram abordados temas acerca das questões de gênero, com textos e vídeos em espanhol, com o fim de se discutir a respeito do tema. Depois, os alunos conheceram diversos autorretratos de Kahlo, que acompanham a seguinte citação: Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor. Por último, os estudantes foram convidados a tirar uma fotografia deles próprios (selfie), mostrando o modo pelo qual eles se enxergam, tanto para si como para o mundo, além de inserir uma frase, em espanhol, que os represente. Como resultados, os alunos conheceram mais sobre a cultura mexicana e as artistas que fizeram história em uma época tão importante para o país e para o mundo.

Palavras-chave: Frida Kahlo. Língua Espanhola. Universo Feminino.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

Frida Kahlo: conexão entre mulheres surrealista no México Frida Kahlo: connections between surrealist women in Mexico. Curador Paulo Miyada, Agnaldo Farias; tradução Inglês Izabel Burbridge. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2015. Exposição 27 setembro 2015 - 10 janeiro 2016. Ed. Bilíngue: português/inglês.

GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, José (org.). O ensino do espanhol: passado, presente e futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

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